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4 maneiras de otimizar a comunicação digital da sua empresa
Dicas para melhorar a sua estratégia de marketing online
Desenvolver uma estratégia eficiente de comunicação digital pode envolver mais tempo do que o esperado inicialmente. Isso porque, ao entrar no universo digital, a empresa terá determinadas prioridades, como definição dos objetivos, do budget e do público-alvo.
Com o tempo, apenas as estratégias iniciais não serão mais suficientes para atender aos objetivos do negócio e, nesse momento, deve ser considerado uma ampliação e aprofundamento das estratégias para otimizar a comunicação digital da empresa e melhorar os resultados alcançados.
Algumas estratégias são essenciais para empresas que se veem com diversas oportunidades de melhoria, mas que estão limitando o retorno sobre investimento apenas com as técnicas iniciais. Saiba mais sobre esse assunto a seguir:
Um site com design atraente e um site eficiente são coisas distintas. Não que o design não possa acompanhar a usabilidade e vice-versa, mas ao elaborar um site, inicialmente, muitas empresas se preocupam mais com a estética. Quer melhorar os resultados de marketing digital? A sua 1ª tarefa, então, é verificar a usabilidade do site.
Quando falamos em site eficiente, a maior parte das páginas devem ser acessíveis com 3 — no máximo 4 — cliques. Os links internos devem fazer sentido e aprimorar a experiência do usuário, melhorando a navegabilidade.
Outros fatores que melhoram o desempenho do site são:
Por fim, um detalhe importantíssimo e deixado de lado na hora do desenvolvimento de muitos websites: as URLs devem construir um caminho. Exemplo:
Otimizada: www.exemplo.com.br/servicos → www.exemplo.com.br/servicos/marketing-digital
Não otimizada: www.exemplo.com.br/servicos → www.exemplo.com.br/servico/marketing-digital
A mera presença da empresa nas mídias sociais não é suficiente. É preciso investir em estratégias completas para esse canal e agregar valor à página. Desenvolva propostas — como o uso de editorias com objetivos específicos —, aposte no impulsionamento das publicações — principalmente daquelas mais relevantes e chamativas caso o seu orçamento ainda seja baixo — e invista em mídias pagas — como Facebook Ads e LinkedIn Ads.
Outra tendência para otimizar a página e melhorar o desempenho on-line é usar esses meios para criar relacionamentos e gerar interação. Portanto, responda as dúvidas dos clientes, agradeça os elogios e tenha sempre um plano para gerenciamento de crises. O tempo de resposta e saber lidar com comentários negativos é fundamental.
O inbound marketing é uma nova metodologia de atuação nos meios digitais que integra soluções de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing e outras com o objetivo de aumentar a relevância do site para o público-alvo desejado e, dessa forma, aumentar o reconhecimento da marca.
As propostas de inbound inovam por fazer com que o potencial chegue até a marca por meio de conteúdos informativos, que empoderam o lead para que ele se torne um cliente mais alinhado aos objetivos da própria empresa. Com o inbound, é desenvolvida toda uma estratégia de conquista do cliente que faça sentido para ambas as partes.
Poucas coisas na estratégia de comunicação digital são tão substanciais quanto a produção de conteúdo. Além do blog corporativo, as ofertas — como e-books, white papers, casos de estudo etc. — têm sido cada vez mais fundamentais para conquistar novos clientes, consolidar a marca e encaminhar o usuário pela jornada de compra.
Os conteúdos em blog são responsáveis por um aumento de 434% de páginas indexadas, sendo que o primeiro resultado do Google recebe 33% dos cliques da busca. O marketing de conteúdo é responsável ainda por gerar o triplo de leads por dólar investido, segundo a Kapost.
Otimizar a comunicação digital da empresa consiste em reunir essas estratégias em um plano de ação eficiente e que atenda aos objetivos da empresa.
E então, você gostou dessas dicas para otimizar a comunicação digital da sua empresa? Então, deixe um comentário e conte como será o próximo plano da sua empresa. Participe!
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