NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

29 dE março, 2016
tipografia para sites

4 tendências de tipografia para websites institucionais

Tipografia é um dos elementos mais relevantes na construção da identidade visual de um site

A tipografia é a essência de qualquer peça gráfica, física ou virtual, mas a lógica para web é bem diferente da do papel. Meios digitais possuem características bastante específicas em relação à forma, ao tempo e aos tipos de interação do leitor com a página. Por isso, a escolha da tipografia deve seguir uma série de critérios que garantam ao usuário a melhor experiência através de qualquer dispositivo. Confira algumas tendências de tipografia para sites que vão ajudar a elaborar a estratégia visual da página da sua empresa.

Em alta: Inovação e elegância

A antiga tipografia dos meios impressos, quase sempre limitada às mesmas fontes tradicionais, tinha como único objetivo transmitir informação de maneira clara para o leitor. Mas quando falamos de internet, a tipografia para sites pode – e deve – ser um elemento chave na construção da identidade visual do seu site. É um recurso que facilita a orientação do usuário através de cores, pesos e elementos gráficos diversos. Sendo assim, ousar, inovar e fugir do óbvio na escolha das fontes, desde que se preserve a fluidez da leitura, pode ajudar a mostrar que a sua marca tem criatividade e personalidade.

Em baixa: Uso inadequado de famílias de fontes

A tipografia para internet é dividida em cinco famílias genéricas de fonte: Serif, Sans-serif, Cursive, Fantasy e Monospace. A escolha errada de onde usar cada uma delas pode deixar o visual do seu website poluído. Aplicar fontes cursivas ou decorativas (Fantasy) em blocos grandes de texto vai comprometer a legibilidade e a estética da página, e misturar todas as famílias em um único texto vai confundir o leitor. Em textos com letras menores, fontes sem serifa costumam ser a opção mais segura, mas a escolha final deve ser sempre guiada pelo design geral da página.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

Em alta: Tipografia para sites responsiva

Não é mais possível pensar em websites sem um design responsivo. Para uma adaptação perfeita às telas de celulares, tablets e dispositivos móveis, as larguras fixas foram abolidas e os sites já são planejados com tipografia responsiva, capaz de mudar as formas e escalas de acordo com o tamanho do navegador. Quem não tem tanta experiência com design e precisa fazer alguns ajustes, pode adotar a plataforma Flowtype.js, que utiliza javascript para ajustar o tamanho da fonte e a altura da linha do texto. Apesar da praticidade, o Flowtype não é recomendado para projetos complexos, já que não oferece um controle tão refinado sobre a tipografia.

Em baixa: Legibilidade comprometida

A iluminação das telas torna a leitura em monitores naturalmente mais cansativa. Se o contraste entre o fundo e a letra for muito baixo ou se a fonte for pequena demais, o esforço do usuário se torna ainda maior. Mas, ao contrário do que se costuma pensar, o contraste 100% também não é o mais indicado. Se o seu website tiver um fundo branco, o cinza escuro é mais confortável para a leitura que o preto. Fontes serifadas também são consideradas inadequadas para a web, porque comprometem a legibilidade em telas menores. Outro fator que pode prejudicar a leitura na sua página é errar no tamanho do espaçamento, que não pode ser grande e nem curto demais. O ideal é que o valor entrelinha (line-height) tenha aproximadamente 140% da altura da fonte.

A tipografia para sites não deve ser trabalhada de forma isolada, e sim observando se ela é compatível com todo o layout do seu website, a identidade visual da sua marca e o conceito que você quer transmitir, considerando hábitos e preferências do seu público-alvo. No Google Fonts você encontrará várias opções de fontes para o seu site.

Assine a nossa newsletter e receba mais dicas sobre design de websites, ou entre em contato para conhecer os nossos serviços.

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017