NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

28 dE abril, 2016
monitorar a marca

5 dicas certeiras para monitorar sua marca na internet

Descubra como acompanhar a reputação digital da sua empresa

Monitorar uma marca na internet não deve ser uma tarefa secundária no setor de comunicação de uma empresa. Pelo contrário: na maior parte dos casos, essa deve ser uma atividade prioritária. Com a velocidade altíssima em que a informação circula na web, não acompanhar o que se diz da marca pode significar uma série de riscos. Por exemplo, a proliferação de boatos que interferem nos negócios. Confira, a seguir, 5 dicas para monitorar uma marca na internet:

Determine o que acompanhar

Para que o monitoramento seja eficiente, é necessário, antes, definir:

  • o que será acompanhado;
  • com qual frequência;
  • e com quais objetivos.

É possível monitorar o nome da empresa, de produtos ou serviços, de concorrentes, além de termos ligados ao segmento de mercado.

Em relação aos objetivos, monitorar a marca na internet pode fazer parte das estratégias de negócio da empresa, bem como do trabalho operacional de atendimento ao cliente.

Defina palavras-chave relevantes

Uma das vantagens de monitorar a marca na internet é a precisão dos dados, afinal, é possível acompanhar termos específicos. Além de acompanhar a marca na internet, é importante criar uma lista de palavras-chave que digam respeito à atuação da empresa e acompanhá-las no decorrer do tempo.

Hoje em dia, algumas ferramentas permitem que se estabeleçam filtros para o monitoramento, por exemplo, em termos de tempo, localização geográfica, tipo de mídia (texto, áudio, vídeo etc.), entre outras possibilidades.

Saiba exatamente onde monitorar

A internet tem bilhões de páginas, mas não são todas que interessam para a sua empresa. Por isso, quando for montar a sua estratégia de monitoramento, saiba de antemão quais são os canais mais propícios para repercutir a sua marca na internet.

Sites, blogs, canais no YouTube, redes sociais e podcasts são alguns dos canais digitais em que uma marca pode ser citada, mas cada tipo de negócio costuma ter uma tendência maior para ser mencionado em alguns deles. Por exemplo: empresas de varejo são muito comentadas nas redes sociais, já empreendimentos que se dedicam ao B2B nem tanto.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

Use ferramentas para monitoramento

Hoje em dia existem várias ferramentas para monitorar uma marca na internet, de gratuitas a pagas. No Google Alertas, por exemplo, você pode receber no seu próprio e-mail um relatório de conteúdos publicados na web com alguma palavra-chave que você previamente escolheu para monitorar. Esse tipo de monitoramento também pode ser feito manualmente, na pesquisa comum ou na pesquisa avançada do Google.

O mercado de marketing digital também dispõe de muitas ferramentas pagas, que não só identificam menções da marca, como avaliações do conteúdo, se positivo, neutro ou negativo.

Contrate a ferramenta certa

Na hora de monitorar a marca na internet, muitas empresas têm dúvidas sobre contratar ou não uma ferramenta profissional. A resposta para essa pergunta dependerá do porte do negócio e da demanda ou do apelo que a empresa gera na sociedade.

Se a sua empresa ainda tem poucas citações na internet, talvez uma ferramenta gratuita dê conta do recado. Já para empresas que possuem muitas menções, principalmente de clientes, dispor de uma ferramenta profissional agiliza o atendimento e evita uma percepção negativa da marca na internet.

O seu negócio monitora a marca na internet? Como executa essa estratégia? Conte para a gente nos comentários. Participe!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017