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Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas
Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários
Aumentar as vendas da empresa é um objetivo buscado por todos os empreendedores. Para isso, diferentes estratégias de marketing são tomadas — seja manter uma boa presença em redes sociais, otimizar o site para mecanismos de busca, utilizar e-mail marketing ou investir no atendimento.
Todas essas ações são positivas e trazem ótimos resultados. Mas você sabe o que é geomarketing? Essa estratégia vem chamando a atenção das empresas, possibilitando campanhas mais efetivas e apresentando melhores resultados nas vendas.
No post de hoje, vamos mostrar o conceito de geomarketing e as vantagens que ele traz ao seu negócio. Confira!
Geomarketing são todas as ações tomadas a partir de dados de localização dos usuários. Parece complexo, não é? Mas calma! Vamos explicar e mostrar que é possível e simples aplicar essas técnicas.
Com o avanço da tecnologia e a praticidade fornecida, os celulares se tornaram presentes no dia a dia das pessoas, conectando-as e resolvendo problemas cotidianos. Com a facilidade de acesso à internet, esses aparelhos criam um rastro digital, sendo possível mostrar a localização geográfica em que aquele usuário se encontra.
Imagine que você está lançando uma loja física e quer criar uma divulgação voltada ao público regional. Ficaria difícil fazer essa segmentação sem utilizar dados geográficos. Provavelmente, você atingiria várias pessoas que não têm acesso físico à loja, desperdiçando tempo e dinheiro.
Assim, com o geomarketing, você ganha a opção de direcionar suas campanhas para o público presente em uma determinada localidade.
Aplicar essa estratégia proporciona várias vantagens aos empreendedores. Vamos listar algumas delas e explicá-las:
No exemplo que citamos acima, no lançamento de uma loja física, fica evidenciado que o objetivo da campanha de marketing é atingir, em um primeiro momento, o público local. Você pode criar campanhas nas redes sociais, utilizar e-mail marketing, criar um site otimizado. Mas tudo isso atingirá um público geral.
Uma pessoa que está a quilômetros de distância da loja física pode ser atingida pela campanha, gostar da novidade, mas não ter a possibilidade de aproveitá-la. Você gastou dinheiro e tempo para que aquela mensagem chegasse até ela, sem resultado.
Então, a principal função do geomarketing é segmentar o seu público-alvo. Criar a possibilidade de focar suas campanhas na localização dos usuários.
Você utilizou os dados geográficos para promover uma campanha. Está atingindo realmente as pessoas que são seu alvo. Isso fará com que o engajamento tenha números interessantes.
Nas redes sociais, por exemplo, é possível fazer essa segmentação. Você escolhe a região que quer atingir e os anúncios são voltados para esse público. Os comentários e compartilhamentos — ações que representam o engajamento — terão um ótimo desempenho, aumentando a visibilidade da marca e criando novas oportunidades de vendas.
Se você entendeu o que é geomarketing, você está imaginando que uma das vantagens é o foco no cliente. Você está certo! Essa estratégia permite melhorar o relacionamento, buscar dados mais completos, entender melhor as necessidades dos clientes e propor soluções mais eficazes.
Assim, o processo de atrair e fidelizar clientes se torna mais fácil, tendo impacto direto nas suas vendas.
Entender o que é geomarketing é muito importante para aumentar as vendas de sua empresa. Essa estratégia, que consiste em utilizar dados geográficos do usuário, é capaz de segmentar o seu público-alvo, tornando as campanhas mais acertadas, melhorando o engajamento do público, aumentando a visibilidade e buscando novos negócios — além de colocar o foco no cliente, entendendo suas reais necessidades e melhorando o relacionamento.
Aplicando o geomarketing, as vendas da empresa poderão subir substancialmente de forma rápida e com pouco investimento necessário.
E aí? Gostou do nosso conteúdo sobre o que é geomarketing? Então, leia nosso artigo sobre a usabilidade do site e aprenda como ela influencia os indicadores de desempenho.
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