Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade
Site responsivo: um passo decisivo para se destacar no Google
Saiba como criar um site responsivo para ficar ranqueado nas ferramentas de busca
Quem já era jovem na década de 1990 deve se lembrar de como era a informática daquela época: monitores de tubo e uma internet até 20 vezes mais lenta do que a que temos hoje na palma da mão, em nossos celulares. Apesar de muita coisa ter mudado de lá para cá, ainda existem milhares de sites que não se adaptaram aos novos tempos e continuam com as mesmas tecnologias da era da conexão discada. Um erro gravíssimo e que agora tem sido penalizado pelo Google, que mudou seu algoritmo para favorecer aquele que é o futuro da web: o site responsivo.
Mas o que é um site responsivo e por que o Google se preocupa tanto com isso? É o que explicaremos logo a seguir. Confira!
O que é um site responsivo
Capaz de adaptar a visualização de um site para telas de diferentes tamanhos — como as de um computador, um televisor de 43 polegadas ou um smartphone — usando o mesmo código, a tecnologia responsiva não é exatamente uma novidade.
Em 2001, a Audi já havia lançado um site usando esse tipo de linguagem e, desde 2006, a programação CSS já entende alguns códigos para design responsivo. No entanto, somente depois de ver o aumento de acessos à web através de dispositivos móveis é que o Google resolveu priorizar definitivamente esse sistema em seu algoritmo de busca.
Por que o Google se importa com os dispositivos móveis
Em abril de 2015, o Google anunciou algumas mudanças em seu algoritmo, que passou a priorizar as buscas feitas através de tablets e celulares para as páginas mobile friendly (ou “amigáveis para dispositivos móveis”).
Essa mudança, apesar de não ter sido noticiada da noite para o dia, pegou até grandes empresas, como a Nintendo, de surpresa, fazendo com que seus sites perdessem posições no ranqueamento das buscas. Mas por que isso é tão importante para o Google?
O principal motivo é que cada vez mais pessoas têm acessado a internet através de celulares e tablets, deixando de lado os computadores e notebooks. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa, juntamente com o IBOPE/Nielsen, 77% das buscas realizadas através de dispositivos móveis acontecem dentro de casa ou em escritórios — lugares onde as pessoas normalmente tem acesso à computadores convencionais, mas preferem fazer isso na pequena tela do celular.
Além disso, o Google percebeu que muitas pessoas faziam buscas por preços de produtos quando estavam dentro de lojas, o que mostra a importância de varejistas on-line começarem a repensar no design de seus e-commerces. E, claro, dar prioridade para quem já pensava nos usuários mobile.
Quem não se adequar ficará para trás
Como o importante para o Google é entregar o melhor resultado para os seus usuários, não importa qual empresa está na web, se ela não estiver adequada para a nova realidade, perderá pontos em seu mecanismo de busca.
Além da já citada Nintendo, até o gigante eBay sofreu penalidades e perdeu muito dinheiro por não se adaptar às novas regras. Outros nomes, como Danone, Kellogg’s e até o site da União Europeia, também perderam vários pontos de ranqueamento dentro das páginas de resultado.
Com um número cada vez mais significativo de pessoas acessando a internet através de celulares e tablets, ter um site responsivo não é mais uma escolha, é uma questão de sobrevivência para qualquer empresa que queira ser relevante na web.
Pretende adotar um site responsivo em seu negócio? Conte para a gente nos comentários
Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio
O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...
3 dE julho, 2018Google Adwords: 4 razões para investir já!
Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...
22 dE novembro, 2017Por que a sua empresa precisa de um site institucional?
Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...
7 dE novembro, 2017E-mail marketing: ainda vale a pena investir?
A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...
17 dE outubro, 20175 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer
Atualize a sua estratégia de redes! ...
31 dE agosto, 2017TOP 10: Ferramentas de SEO grátis
As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...
9 dE agosto, 2017Estratégia digital: o que você precisa para começar?
Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...
19 dE julho, 2017Como receber os leads de links patrocinados no seu site
Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...
13 dE julho, 2017A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais
Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...
22 dE junho, 2017Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso
Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...
6 dE junho, 2017Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas
Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...
30 dE maio, 2017Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!
Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...
23 dE maio, 2017Orçamento de marketing: como definir?
Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...
17 dE maio, 2017Como fazer um pitch que desperte a atenção?
Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...
9 dE maio, 2017Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!
Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...
3 dE maio, 2017Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital
Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...
25 dE abril, 2017Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!
O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...
18 dE abril, 2017SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais
Como otimizar o atendimento aos seus clientes...
13 dE abril, 2017Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?
Como tornar o site da sua empresa user-friendly...
6 dE abril, 2017MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas
Segmente seu público para obter melhores resultados!...
28 dE março, 2017Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...
24 dE março, 2017Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?
Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...
21 dE março, 2017Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer
Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...
14 dE março, 2017Como usar o design do site para atrair mais clientes
Confira as dicas para criar um site com design vendedor...
7 dE março, 2017Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing
Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...
1 dE março, 2017Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital
Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...
16 dE fevereiro, 2017Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes
Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...
14 dE fevereiro, 2017Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?
Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...
8 dE fevereiro, 2017CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!
Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...
7 dE fevereiro, 2017Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários
Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...
1 dE fevereiro, 2017