Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade
Entenda o que é ROI e como ele pode melhorar seus resultados
Medir e avaliar suas campanhas pode ajudar a definir a melhor estratégia para seu negócio
Hoje, o ROI deixou de ser simplesmente uma métrica e ocupa lugar de destaque na estratégia de comunicação das empresas. O nível da concorrência exige uma mensuração de resultados mais aperfeiçoada e voltada para o que é realmente importante para o negócio. Com os padrões de métricas passando por frequentes transformações, as campanhas de marketing necessitam de uma atenção cada vez maior. Descobrir o retorno sobre o investimento em campanhas de Google AdWords é um exemplo de como o cálculo do ROI vem sendo utilizado dentro das empresas. Descubra no post de hoje o que é ROI e como ele pode ajudar seu negócio!
Também conhecido como taxa de retorno, ROI é a sigla para Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento. Seu objetivo é demonstrar se um investimento lucrou ou não. Na prática, ele é utilizado para saber que investimentos em marketing estão valendo a pena, o que resolve um dos problemas mais frequentes dos gestores: definir as melhores oportunidades de venda com as verbas destinadas para suas campanhas.
Para o cálculo do ROI temos a seguinte fórmula:
Numa campanha que lucrou R$ 150 mil depois de um investimento de R$ 100 mil, teríamos:
Entre os motivos que levam uma empresa a calcular o ROI estão:
Com um departamento de marketing inteirado sobre a forma como o consumidor é impactado por ações como a exposição de marca (ou branding), os gestores tendem a pensar mais em estratégias que antes eram pouco tradicionais, como mídias sociais e novos tipos de publicidade. Para esse modelo de mídia, todo tipo de mensuração é relevante e pode impulsionar os resultados de vendas.
Apesar de ser uma ação eficiente, ainda existe o desafio de conseguir disseminar a prática dos cálculos sobre o investimento dentro das corporações e fazer com que as equipes falem a mesma língua. É preciso que os gestores saibam como desenvolver uma cultura interna que apresente na prática o valor de um planejamento de comunicação eficaz, através das informações apresentadas nos indicadores de sucesso.
Entender o custo de uma campanha de marketing é o primeiro passo para aumentar seus lucros ou melhorar seus resultados, pois é possível avaliar cada uma das suas ações de vendas e ainda realizar testes, o que permite à sua empresa identificar quais são as opções mais rentáveis.
Agora que você já sabe o que é ROI e como ele pode ser útil para um negócio ter sucesso, deixe um comentário dizendo onde ele é mais importante para você. Aproveite e deixe um comentário contando o que você achou do nosso texto!
Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio
O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...
3 dE julho, 2018Google Adwords: 4 razões para investir já!
Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...
22 dE novembro, 2017Por que a sua empresa precisa de um site institucional?
Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...
7 dE novembro, 2017E-mail marketing: ainda vale a pena investir?
A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...
17 dE outubro, 20175 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer
Atualize a sua estratégia de redes! ...
31 dE agosto, 2017TOP 10: Ferramentas de SEO grátis
As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...
9 dE agosto, 2017Estratégia digital: o que você precisa para começar?
Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...
19 dE julho, 2017Como receber os leads de links patrocinados no seu site
Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...
13 dE julho, 2017A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais
Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...
22 dE junho, 2017Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso
Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...
6 dE junho, 2017Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas
Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...
30 dE maio, 2017Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!
Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...
23 dE maio, 2017Orçamento de marketing: como definir?
Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...
17 dE maio, 2017Como fazer um pitch que desperte a atenção?
Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...
9 dE maio, 2017Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!
Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...
3 dE maio, 2017Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital
Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...
25 dE abril, 2017Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!
O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...
18 dE abril, 2017SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais
Como otimizar o atendimento aos seus clientes...
13 dE abril, 2017Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?
Como tornar o site da sua empresa user-friendly...
6 dE abril, 2017MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas
Segmente seu público para obter melhores resultados!...
28 dE março, 2017Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...
24 dE março, 2017Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?
Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...
21 dE março, 2017Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer
Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...
14 dE março, 2017Como usar o design do site para atrair mais clientes
Confira as dicas para criar um site com design vendedor...
7 dE março, 2017Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing
Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...
1 dE março, 2017Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital
Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...
16 dE fevereiro, 2017Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes
Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...
14 dE fevereiro, 2017Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?
Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...
8 dE fevereiro, 2017CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!
Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...
7 dE fevereiro, 2017Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários
Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...
1 dE fevereiro, 2017