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Redes sociais para empresas: otimize sua estratégia
Mudanças rápidas podem fazer com que as redes impulsionem seus negócios
Apesar de já serem ferramentas consolidadas para ajudar a aproximar as empresas de seus clientes, as redes sociais são uma forma de comunicação relativamente recente, e possuem poucas referências passadas sobre padrões e estratégias do uso das redes voltadas para negócios. Quem dá seus primeiros passos neste universo ainda vai muito pelo método de tentativa e erro para encontrar as maneiras mais eficazes de ampliar os mercados consumidores da sua empresa.
Muitos caminhos, no entanto, já foram descobertos e tiveram resultados de sucesso nas redes sociais. Vamos mostrar o que essas abordagens têm em comum para que você possa traçar uma estratégia eficiente para o seu negócio. Acompanhe:
Antes de começar a investir nas redes sociais, é importante definir o que exatamente seu negócio pretende alcançar. Entrar apenas porque é o assunto da moda ou porque todos estão entrando poderá trazer resultados negativos para a sua empresa e arranhar a sua imagem, se o seu relacionamento com o público não for conduzido da maneira correta.
E uma reputação ruim não fica presa ao mundo digital. Atualmente cerca de 90% dos usuários brasileiros pesquisam na web antes de fechar um negócio, segundo dados da pesquisa da TNS Research International.
Seja o seu objetivo aumentar o reconhecimento da marca, promover um discurso de autoridade, aumentar o engajamento com o público ou auxiliar as vendas, é essencial ter isso muito claro para que essa meta possa conduzir todo o seu plano na internet.
Novas redes sociais são criadas a todo momento, e cada uma delas representa uma possível oportunidade para o seu negócio. Estude, conheça bem qual é o público daquela rede, como ela promove a interação entre as pessoas, como é o espaço que ela abre para as empresas atuarem, quais são as vantagens e as desvantagens daquela rede social para a sua empresa e como você pode aproveitar essa nova forma de interação para atender o seu objetivo.
A partir daí, é preciso fazer um filtro e definir as redes que atenderão melhor às suas necessidades para investir especificamente nelas. O ideal é não abraçar mais canais do que sua equipe pode suportar, já que se relacionar com vários clientes ao mesmo tempo e mensurar resultados exige um esforço maior do que a princípio se imagina.
Um bom número de referência são quatro redes sociais, sendo que uma delas, muito provavelmente, será o Facebook. Leve sempre em consideração as especificidades da sua empresa, elas devem ser analisadas dentro do objetivo traçado para designar quais serão os meios de comunicação escolhidos.
O passo seguinte é planejar como esse relacionamento será construído. Você vai usar imagens? Gifs? Infográficos? Vídeos? Qual será a frequência? Estude o ritmo de postagens tanto da rede quanto do seu mercado, cruze isso com a capacidade da sua equipe e encontre a sua periodicidade ideal.
Uma vez montada a estratégia, é preciso disciplina para segui-la. Não quebre o ritmo e acredite no seu planejamento, mas não tenha medo de experimentar algo diferente ocasionalmente. Você pode tentar aumentar um pouco ou diminuir a frequência por um período, ou sugerir novas postagens. Teste outros formatos até encontrar um que considere ideal.
Depois de um período, seja ele trimestral ou semestral, mensure o crescimento, os resultados, a repercussão e a reputação de sua empresa nas redes sociais. Veja o que mais deu certo e o que não deu. Mas não espere passar três meses para começar a coletar os dados, isso deve ser feito diariamente ou, pelo menos, toda semana. Apenas a avaliação precisa dos resultados exige um tempo maior.
Siga seu plano e defina os ajustes necessários a cada reunião de resultados. Aprimorar a estratégia nas redes constantemente é uma forma de se aproximar ainda mais do seu público e das suas metas.
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