Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade
Sites institucionais: como deixar de ser despesa para virar receita?
Planejamento, conteúdo de impacto e análises constantes são fundamentais para gerar negócios com sites institucionais
Muitas empresas relutam em investir em um novo site por acreditarem que se trata apenas de uma despesa, especialmente aquelas que não podem realizar vendas online. No entanto, sites institucionais são capazes, sim, de impactar as suas receitas, mesmo que nenhum negócio seja fechado diretamente pelo site.
A explicação é simples: hoje, 63% das decisões de compra B2B são definidas antes do consumidor entrar em contato com o fornecedor. Por conta do alto volume de informações disponível da internet, não existe mais a dependência do vendedor para conseguir as informações necessárias para a tomada de decisão.
O grande desafio é fazer com que os sites institucionais influenciem essa decisão a seu favor. Alguns passos são fundamentais para alcançar este objetivo:
O projeto do seu site deve começar com uma ampla pesquisa, voltada, principalmente, para os seus públicos de interesse. Você deve buscar informações diversas: como eles enxergam sua empresa e o seu mercado de atuação, de que forma avaliam a sua comunicação atual, quais demandas possuem tanto em termos de negócios como de informação etc. Estes dados conduzirão todas as decisões seguintes em questões como conteúdo, linguagem e layout, aumentando significativamente suas possibilidades de retorno.
Para definir o conceito visual e o perfil de conteúdo que serão utilizados, tenha em mente: é fundamental que o site reflita a expertise e a grandeza do seu negócio. Esta representação deve se dar, principalmente, em termos de qualidade e organização da informação e do layout. Eles devem responder positivamente à pergunta: “Estou enxergando os principais atributos da minha empresa neste site?”.
O conteúdo deve deixar claro que você é um amplo conhecedor dos temas afins ao seu negócio. Ser reconhecido desta forma pode colocar sua empresa à frente da concorrência em uma tomada de decisão. Por exemplo, detalhe seus produtos e serviços, contextualize o mercado em que atua e apresente com solidez sua experiência. Se possível, tenha um conteúdo dinâmico, sempre atualizado, como um blog (saiba abaixo por quê).
Para alcançar o maior número de pessoas possível, é preciso estar bem ranqueado nas ferramentas de busca. Sua relevância cresce tanto pela otimização do site em termos de programação, quanto por qualidade e volume de conteúdo. Você se torna mais importante para os buscadores à medida que produz mais conteúdo sobre um tema – daí o valor do blog. Investimentos em links patrocinados impulsionam esta estratégia, mas devem ser muito bem planejados.
De nada adianta colocar sites institucionais no ar e simplesmente aguardar resultados. Desde o primeiro dia, meça e avalie a forma como os usuários estão interagindo com o seu canal. Entender este comportamento – como chegam, o que mais procuram, em que ponto saem – levará a importantes insights para ajustar a sua estratégia. A inteligência é fundamental para que o conteúdo mais importante para o seu negócio seja também o mais procurado pelos potenciais consumidores.
Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio
O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...
3 dE julho, 2018Google Adwords: 4 razões para investir já!
Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...
22 dE novembro, 2017Por que a sua empresa precisa de um site institucional?
Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...
7 dE novembro, 2017E-mail marketing: ainda vale a pena investir?
A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...
17 dE outubro, 20175 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer
Atualize a sua estratégia de redes! ...
31 dE agosto, 2017TOP 10: Ferramentas de SEO grátis
As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...
9 dE agosto, 2017Estratégia digital: o que você precisa para começar?
Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...
19 dE julho, 2017Como receber os leads de links patrocinados no seu site
Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...
13 dE julho, 2017A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais
Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...
22 dE junho, 2017Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso
Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...
6 dE junho, 2017Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas
Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...
30 dE maio, 2017Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!
Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...
23 dE maio, 2017Orçamento de marketing: como definir?
Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...
17 dE maio, 2017Como fazer um pitch que desperte a atenção?
Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...
9 dE maio, 2017Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!
Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...
3 dE maio, 2017Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital
Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...
25 dE abril, 2017Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!
O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...
18 dE abril, 2017SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais
Como otimizar o atendimento aos seus clientes...
13 dE abril, 2017Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?
Como tornar o site da sua empresa user-friendly...
6 dE abril, 2017MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas
Segmente seu público para obter melhores resultados!...
28 dE março, 2017Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...
24 dE março, 2017Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?
Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...
21 dE março, 2017Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer
Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...
14 dE março, 2017Como usar o design do site para atrair mais clientes
Confira as dicas para criar um site com design vendedor...
7 dE março, 2017Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing
Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...
1 dE março, 2017Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital
Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...
16 dE fevereiro, 2017Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes
Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...
14 dE fevereiro, 2017Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?
Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...
8 dE fevereiro, 2017CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!
Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...
7 dE fevereiro, 2017Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários
Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...
1 dE fevereiro, 2017