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Como o marketing de conteúdo pode melhorar a comunicação com o cliente
Público-alvo, linguagem e qualidade do conteúdo são determinantes para o sucesso das ações
Marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes para divulgar a sua marca, ganhar relevância e atrair novos clientes. Mas além de avaliar, estudar e planejar o que dizer, é preciso ter um cuidado especial à forma como o seu conteúdo vai chegar ao seu público-alvo. Seu conteúdo pode ser pertinente e útil, mas se a linguagem escolhida não for adequada para o leitor, boa parte do seu esforço vai acabar se perdendo.
É impossível descobrir como falar se você ainda não sabe para quem falar. Antes de traçar qualquer estratégia, você deve entender quem é o seu público, que tipo de leitor se interessaria pelo seu conteúdo ou pela sua marca. Observar características como o grau de instrução, a área de atuação, a faixa etária e os temas de interesse vai ajudar a descobrir se ele já está familiarizado com termos técnicos e se prefere uma linguagem mais formal ou mais coloquial, por exemplo.
Outra variável importante para este tópico é entender a plataforma em que seu conteúdo será publicado. Redes sociais podem dar liberdade para uma linguagem menos formal, ou exigir que a mensagem seja mais curta e assertiva que a de um post em um blog ou um comunicado no seu site institucional.
A linguagem e o conteúdo que você utilizar precisam ser sempre compatíveis. Usar um discurso mais formal ou redigir seu texto com uma cadência didática quando o conteúdo não traz nada de relevante é desperdiçar o tempo e o interesse do leitor. Da mesma forma, informações úteis podem perder o valor quando são transmitidas com uma redação desleixada.
Não desperdice a atenção e o interesse do seu público entregando conteúdos rasos e prolixos. Estude, procure boas referências e atinja o leitor com algo que vai ajuda-lo a solucionar seus problemas – escrito de maneira clara, atrativa, mas que não subestime os seus conhecimentos.
Na ânsia de fechar um negócio ou criar uma imagem de empresa confiável, algumas marcas usam o marketing de conteúdo de forma equivocada, desconsiderando os desejos e necessidades do cliente e focando apenas nas próprias competências. Os posts são apenas sobre os seus valores, os seus produtos, os benefícios que a sua empresa oferece. É uma abordagem ineficiente, porque não resolve o problema do seu leitor.
Utilize o marketing de conteúdo com inteligência, ofereça materiais ricos que ajudem o leitor a compreender as próprias necessidades e mostrem que a sua empresa de fato domina aquelas técnicas. Tornar a sua empresa uma autoridade no assunto dará mais confiança para que seu cliente procure os seus serviços do que apenas dizer que eles são bons.
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