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4 tendências de tipografia para websites institucionais
Tipografia é um dos elementos mais relevantes na construção da identidade visual de um site
A tipografia é a essência de qualquer peça gráfica, física ou virtual, mas a lógica para web é bem diferente da do papel. Meios digitais possuem características bastante específicas em relação à forma, ao tempo e aos tipos de interação do leitor com a página. Por isso, a escolha da tipografia deve seguir uma série de critérios que garantam ao usuário a melhor experiência através de qualquer dispositivo. Confira algumas tendências de tipografia para sites que vão ajudar a elaborar a estratégia visual da página da sua empresa.
A antiga tipografia dos meios impressos, quase sempre limitada às mesmas fontes tradicionais, tinha como único objetivo transmitir informação de maneira clara para o leitor. Mas quando falamos de internet, a tipografia para sites pode – e deve – ser um elemento chave na construção da identidade visual do seu site. É um recurso que facilita a orientação do usuário através de cores, pesos e elementos gráficos diversos. Sendo assim, ousar, inovar e fugir do óbvio na escolha das fontes, desde que se preserve a fluidez da leitura, pode ajudar a mostrar que a sua marca tem criatividade e personalidade.
A tipografia para internet é dividida em cinco famílias genéricas de fonte: Serif, Sans-serif, Cursive, Fantasy e Monospace. A escolha errada de onde usar cada uma delas pode deixar o visual do seu website poluído. Aplicar fontes cursivas ou decorativas (Fantasy) em blocos grandes de texto vai comprometer a legibilidade e a estética da página, e misturar todas as famílias em um único texto vai confundir o leitor. Em textos com letras menores, fontes sem serifa costumam ser a opção mais segura, mas a escolha final deve ser sempre guiada pelo design geral da página.
Não é mais possível pensar em websites sem um design responsivo. Para uma adaptação perfeita às telas de celulares, tablets e dispositivos móveis, as larguras fixas foram abolidas e os sites já são planejados com tipografia responsiva, capaz de mudar as formas e escalas de acordo com o tamanho do navegador. Quem não tem tanta experiência com design e precisa fazer alguns ajustes, pode adotar a plataforma Flowtype.js, que utiliza javascript para ajustar o tamanho da fonte e a altura da linha do texto. Apesar da praticidade, o Flowtype não é recomendado para projetos complexos, já que não oferece um controle tão refinado sobre a tipografia.
A iluminação das telas torna a leitura em monitores naturalmente mais cansativa. Se o contraste entre o fundo e a letra for muito baixo ou se a fonte for pequena demais, o esforço do usuário se torna ainda maior. Mas, ao contrário do que se costuma pensar, o contraste 100% também não é o mais indicado. Se o seu website tiver um fundo branco, o cinza escuro é mais confortável para a leitura que o preto. Fontes serifadas também são consideradas inadequadas para a web, porque comprometem a legibilidade em telas menores. Outro fator que pode prejudicar a leitura na sua página é errar no tamanho do espaçamento, que não pode ser grande e nem curto demais. O ideal é que o valor entrelinha (line-height) tenha aproximadamente 140% da altura da fonte.
A tipografia para sites não deve ser trabalhada de forma isolada, e sim observando se ela é compatível com todo o layout do seu website, a identidade visual da sua marca e o conceito que você quer transmitir, considerando hábitos e preferências do seu público-alvo. No Google Fonts você encontrará várias opções de fontes para o seu site.
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