Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade
Descubra o tipo de site ideal para a sua empresa
Sites institucionais não inventam organizações. Organizações são feitas de pessoas, processos, resultados. São parcerias engenhosas – e que tendem a ficar ainda mais complexas à medida que crescem. Às vezes tanto, que ouvi-las para comunica-las – etapa essencial da criação de um site institucional – exige o desenvolvimento de uma certa capacidade de tradução.
São horas de conversas e análises que tendem a acontecer 1) no idioma geral do mundo corporativo (principalmente nas grandes empresas), 2) no dialeto cultural específico de cada setor econômico e social, 3) e no sotaque conferido pelos valores distintos de cada organização. Quem é “nativo” nem sempre percebe que, para o mundo externo, sem a devida “tradução”, uma empresa ou organização pode se tornar incompreensível. E, pior, achando que está se comunicando muito bem.
Na criação ou reformulação de sites institucionais, essa dificuldade de falar a língua do mercado (considerar amplamente o público alvo e priorizar a experiência do usuário) costuma se traduzir em práticas das quais convém fugir!
Site-medalha
Alguns sites institucionais tornam-se repositórios de tudo o que ocorre de bom – num sentido muito amplo – dentro de uma organização ou empresa. Ter um espaço no site passa a ser sinal de reconhecimento para um setor, projeto ou ação. O uso mais inteligente da intranet e outros meios comunicação interna podem resolver isso e tirar essa pressão sobre o site institucional, cujo públicos mais estratégicos tendem a ser clientes, consumidores, investidores, imprensa, órgãos regulatórios.
Site-organograma
Mais importante do que como uma organização está estruturada internamente para realizar seus objetivos é o que ela faz de fato. Entretanto alguns sites institucionais reproduzem, até na arquitetura, as estruturas gerenciais ou societárias. Um organograma não define uma empresa. É apenas uma informação que, isoladamente, mata a curiosidade sobre aspectos da governança. Se um grupo tem um site em que o menu são nomes das empresas do grupo apenas, estamos diante de um menu que informa bem menos do que se pretende, mesmo parecendo ser direto.
Site-resultado
Sim, empresas precisam dar lucros, mas às vezes os resultado se tornam tão mais relevantes na distribuição de conteúdo de um site que a identidade da empresa se perde. Salvo a identidade visual, poderia ser o site de qualquer empresa. Sites específicos para investidores tendem a resolver isso e deixar para o site institucional a apresentação das atividades concretas e dos valores intangíveis e igualmente importantes. Serve o mesmo para empresas que priorizam de maneira desproporcional a necessidade de atrair bons profissionais e apresentarem-se como bons lugares para trabalhar. Mas trabalhar em que mesmo? Às vezes fica difícil de saber.
Essas são apenas algumas armadilhas em que uma empresa ou organização pode cair quando não se permite “traduzir”. Por outro lado, faz uma enorme diferença quando essas informações, somadas aos dados imprescindíveis extraídos dos usuários, encontram traduções as melhores traduções. Invariavelmente, isso resulta em sites simples.
Os especialistas em UX (experiência do usuário) sabem que simples não é medíocre. Nem fácil de fazer. Sites institucionais simples são aqueles em que o usuário encontra com facilidade o que veio procurar – e isso pode ser o resultado de muitas horas laboriosas de especialistas em informação, design e tecnologia.
Viveríamos num mundo muito estranho se isso fosse óbvio para todas as empresas em qualquer setor. Petroleiras teriam que ser especialistas em mídias sociais, supermercados teriam que saber tudo sobre aplicativos de celular, fabricantes de tijolos seriam experts em arquitetura da informação. Não funciona assim. Para usar uma expressão que dispensa tradução, cada um no seu quadrado. E que cada um exista e produza com seu idioma, sua cultura, sua maneira de realizar não é um problema. O importante é permitir-se enxergar e compreender.
Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio
O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...
3 dE julho, 2018Google Adwords: 4 razões para investir já!
Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...
22 dE novembro, 2017Por que a sua empresa precisa de um site institucional?
Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...
7 dE novembro, 2017E-mail marketing: ainda vale a pena investir?
A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...
17 dE outubro, 20175 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer
Atualize a sua estratégia de redes! ...
31 dE agosto, 2017TOP 10: Ferramentas de SEO grátis
As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...
9 dE agosto, 2017Estratégia digital: o que você precisa para começar?
Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...
19 dE julho, 2017Como receber os leads de links patrocinados no seu site
Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...
13 dE julho, 2017A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais
Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...
22 dE junho, 2017Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso
Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...
6 dE junho, 2017Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas
Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...
30 dE maio, 2017Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!
Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...
23 dE maio, 2017Orçamento de marketing: como definir?
Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...
17 dE maio, 2017Como fazer um pitch que desperte a atenção?
Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...
9 dE maio, 2017Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!
Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...
3 dE maio, 2017Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital
Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...
25 dE abril, 2017Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!
O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...
18 dE abril, 2017SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais
Como otimizar o atendimento aos seus clientes...
13 dE abril, 2017Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?
Como tornar o site da sua empresa user-friendly...
6 dE abril, 2017MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas
Segmente seu público para obter melhores resultados!...
28 dE março, 2017Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...
24 dE março, 2017Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?
Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...
21 dE março, 2017Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer
Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...
14 dE março, 2017Como usar o design do site para atrair mais clientes
Confira as dicas para criar um site com design vendedor...
7 dE março, 2017Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing
Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...
1 dE março, 2017Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital
Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...
16 dE fevereiro, 2017Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes
Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...
14 dE fevereiro, 2017Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?
Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...
8 dE fevereiro, 2017CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!
Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...
7 dE fevereiro, 2017Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários
Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...
1 dE fevereiro, 2017