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31 dE maio, 2016
buyer-personas

Como utilizar buyer personas na sua estratégia de marketing digital

Aprenda a desenvolver estratégias mais focadas para alcançar resultados mais consistentes

Conhecer o seu público é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Uma das formas mais eficientes para descobrir com quem você está falando é a criação das buyer personas. Entenda o passo a passo desse processo e saiba como as personas podem ajudar a impulsionar os seus resultados de marketing digital.

Público-alvo X Persona

O primeiro passo para criar uma buyer pesona é entender a diferença entre os conceitos de público-alvo e persona. O público-alvo representa um conjunto amplo de possíveis consumidores dos seus produtos e serviços. Eles podem ter hábitos, interesses, formações e ocupações completamente diferentes, desde que sejam seus clientes em potencial. A construção da persona é um processo muito mais específico. Você cria uma figura concreta que represente quem você deseja atingir. Ela terá um nome, um emprego, hábitos particulares de consumo e problemas próprios que a farão procurar pela sua empresa.

Ao delimitar essas características, você conseguirá oferecer conteúdos e serviços que atinjam de forma muito mais certeira as necessidades do seu cliente. Trabalhar focado em duas ou três personas bem construídas é mais eficiente que produzir um conteúdo genérico que tente fisgar todo o público-alvo ao mesmo tempo.

Como criar uma persona?

Se o objetivo da persona é direcionar seus esforços para um público mais segmentado, é importante que a definição seja muito coerente com quem a sua empresa quer alcançar. Realize pesquisas quantitativas, qualitativas, entreviste seus clientes atuais ou potenciais consumidores e descubra como, em geral, eles são e se comportam. Com essas informações em mãos, você pode criar personas mais específicas sem se afastar do seu público real.

Crie uma ficha completa para cada persona. Ela deverá conter dados como: nome, idade, formação acadêmica, área de atuação, cargo, que problemas ela precisa resolver e que soluções a sua empresa pode fornecer para ajuda-la a alcançar seus objetivos.

Direcione a sua estratégia

Com uma persona bem definida, você poderá criar a sua estratégia de marketing digital de forma mais focada e alcançar resultados mais consistentes. Considere sempre o comportamento de compra e as necessidades de um público específico. Direcione a produção de conteúdo para cada estágio da jornada de compra daquela persona, pensando no caminho que ela deve seguir até tomar a decisão de entrar em contato com a sua empresa.

Desta forma, a sua oferta de conteúdo, materiais ricos e as suas campanhas não serão aleatórias. Você poderá definir, por exemplo, que na primeira semana, aquela persona será impactada com conteúdo de topo de funil, na segunda semana receberá um material rico de meio de funil e na terceira semana será direcionada para uma oferta de conversão.

Com foco em uma única persona, em vez de em todo o público-alvo, você descobrirá a linguagem ideal, os conteúdos mais adequados e os canais mais eficientes para chegar até o cliente e convencê-lo de que a sua empresa entende o que ele precisa e possui a solução para os seus problemas. A sua estratégia será mais coesa, organizada e eficiente, e seus resultados serão consistentes e mensuráveis.

Sua empresa já trabalha com personas para direcionar a estratégia de marketing digital? Conte a sua experiência nos comentários, ou entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto.

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