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Como criar um blog poderoso para negócios
Saiba como criar um blog corporativo para conquistar novos clientes
Toda empresa tem um segmento de atuação, um mercado específico onde ela tem profundo conhecimento do assunto. Por que não usar esse conhecimento para criar um blog de sucesso e se tornar autoridade no seu setor? Isso ajuda a atrair pessoas interessadas no que sua empresa divulga, e vai criando um público que reconhece a sua marca como uma boa opção no serviço/produto que ela oferece. Simpatizantes são prováveis clientes e consumidores fidelizados são o sonho de consumo de toda empresa.
O primeiro passo para ter um blog de sucesso é escolher sobre o que se vai falar. Pense no que as pessoas podem estar procurando quando pesquisam sobre algum segmento em que sua empresa trabalha. Para isso, é preciso conhecer o que as pessoas procuram e como procuram.
Um bom caminho é pesquisar com sua equipe de marketing e vendas quais são as dúvidas mais frequentes dos consumidores.
A partir daí, faça uma lista de palavras-chave para começar a entender com as palavras mais usadas para buscar esses temas, como pesquisam os assuntos. Existem ferramentas que auxiliam na escolha das palavras que mais fazem sucesso nas buscas. Uma das grande aliadas nesse momento é a ferramenta básica do Google.
Com ela, é possível entender que tipo de busca existe em torno de determinado tópico, qual a audiência para o termo que estamos escrevendo, quais são os temas e palavras relacionadas e qual o grau de dificuldade de ter um bom ranqueamento nas buscas para o tópico escolhido.
Escolhido sobre o que falar, passamos para a etapa do como criar um blog post adequado:
– Em geral, escreva conteúdo educativo. As pessoas estão na internet pesquisando suas dúvidas e tentando entender como resolver um problema, alguma necessidade específica.
– Se coloque no lugar delas e tente escrever para esclarecer as questões, falando como alguém que conhece o setor. Exemplo: Digamos que você venda “máquina de café expresso” e alguém está procurando sobre diferenças entre aromas de café. Nessa fase ela está pesquisando sobre tipos diferentes de café e nem sabe que sua empresa existe. Publique então conteúdos que sejam respostas para dúvidas frequentes no seu segmento, esclareça as dúvidas sobre esse tema sem falar na sua marca.
– Lembre-se de que a pesquisa não é sobre você, mas sobre alguma coisa que você conhece e vai ajuda-las. À medida que ela acessa seu blog para conhecer mais sobre café, você terá oportunidade de mostrar suas ofertas.
Finalmente, depois de escolhido qual será o tema do seu post, tente focar e ir a fundo nesse conteúdo.
Agora vamos ao texto do blog. Não escreva parágrafos longos demais. As pessoas querem leituras dinâmicas e textos longos demais cansam antes que se possa lê-los.
Não coloque coisas demais, não crie uma confusão de opções. Lembre-se que você quer que ele se concentre na mensagem que você está transmitindo. Não pode parecer complicado nem difícil de ler. Não seja generalista demais nem tente resolver todas as perguntas com uma única publicação. Isso deixará sua publicação mais clara para seus leitores e para os sites de busca.
Lembre-se, ao criar um blog, que o Google tenta encontrar o melhor conteúdo para responder às perguntas de seus visitantes. Quanto mais você estrutura bem seu conteúdo, se mostra autoridade sobre o tema, mais você terá chances de aparecer primeiro nas buscas.
Feito isso, é hora de escolher o título. Esse é o elemento mais importante, depois do assunto, para promover seu post. As pessoas estão sempre correndo, tentando descobrir de forma rápida se aquele conteúdo é interessante e se está focado no que ela está buscando. É nessa hora que seu título tem que ser atrativo e bem focado na pergunta que quer responder.
Em seguida, inclua a palavra-chave no título. Dê preferência para uma palavra de cauda longa, algo que responda a uma pergunta, que explique de forma bem resumida o assunto. Exemplo: como “escolher tema para post de blog”, ou “como criar um blog de engenharia”. Outra dica importante é prestar atenção no tamanho do título. Na busca do Google, aparecerem os primeiros 60 caracteres do título. Esse tamanho tem que fazer sentido para que a pessoa clique. Se não entender, vai passar para a próxima opção de link e você perderá a chance de trazê-la para seu blog.
Use sub-títulos como separadores de texto. Além de ajudarem a guiar a leitura, você pode colocar neles palavras-chave importantes para os robôs do Google classificarem seu conteúdo.
Outra dica importante e fácil para ajudar seus clientes é por palavras em negrito no texto. Isso permite uma leitura rápida, mesmo para aqueles que não querem ler detalhadamente seu conteúdo e ajuda você a transmitir sua mensagem.
Se usar imagens, lembre-se que o Google não lê imagens, mas se você colocar as palavras-chave da imagem em texto-alt, elas serão lidas e classificadas. Inclusive para aqueles que buscam apenas imagens.
Não tenha medo de usar sinônimos ou informações complementares às palavras-chave. O Google classifica esse conteúdo, não é preciso ficar repetindo a mesma palavras mais e mais vezes para que seu blog ganhe autoridade em algum assunto. Sinônimos e palavras co-relatas são classificadas e dão relevância ao seu conteúdo na hora das buscas.
Não esqueça de incluir links internos e externos ao seu post. Os internos são hiperlinks para seu próprio blog ou site, dando opções do visitante se aprofundar em algum assunto e navegar por mais páginas do seu blog. Nos links externos, aponte para conteúdos de referência como alguma publicação ou pesquisa relevante. Isso também ajuda a ranquear bem seu conteúdo.
Agora vamos falar de como promover suas ofertas. Seu blog deve responder a alguma questão, mas você pode usar seu espaço para promover algum serviço, convidar seus visitantes a saber mais sobre determinado assunto ou mesmo falar diretamente com a empresa, acessando algum contato ou oferta.
Não esqueça para pedir às pessoas para assinar o seu blog, pois isso vai permitir a você ter atrair mais tráfego de forma direta sempre que houver algum conteúdo novo.
Depois de tudo pronto, promova seu blog. As redes sociais são um excelente canal para divulgar e atrair mais tráfego para o seu site. Inclua botões de compartilhamento no post para permitir que seu conteúdo seja difundido por quem gostou dele. Outro recurso valioso é colocar links para em outros posts (inclusive antigos), fazendo aumentar o fluxo de visitas para o blog dentro de um mesmo público visitante.
Por último, promova suas publicações através de e-mail. Envie a seus leads conteúdos relevantes sobre seus interesses. Você agora já tem uma lista de contatos com quem pode manter contato e enviar conteúdo que tenham valor para eles.
Outro recurso importante para manter o visitante ligado na sua empresa é ncluir CTA (call to action) no final do post. Ofereça a ele algum conteúdo complementar, como um ebook, para ele continuar em contato com sua empresa, onde ele precisa fazer um pequeno cadastro para fazer o download.
Isso vai ajudar você a ir construindo uma lista de contatos interessados em receber mais conteúdo e materiais de sua empresa. Uma boa lista de contatos é um patrimônio valioso, pois reúne pessoas interessadas no que você oferece e são possíveis consumidores.
E o mais importante: não esqueça sempre de analisar o desempenho de seus posts, para ver como está se saindo e onde pode melhorar.
Às vezes é difícil avaliar a reação dos leitores porque são poucos os leitores que comentam diretamente no blog. Uma boa ferramenta é o Google Analytics, que possibilita que inúmeros dados do seu blog sejam analisados. Mas há outras ferramentas de análise no mercado, como WooRank e Webmasters Tools.
E lembre-se: é muito importante medir e ver quais quantas pessoas clicaram no seu blog e os posts mais lidos. A audiência é um excelente indicador para nos mostrar o quanto nosso trabalho está sendo interessante. Conhecer os conteúdos mais populares vai ajudar a escolher os tópicos seguintes e fazer com que seu blog seja cada vez mais relevante.
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