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O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?
Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital
Muito importante para desenvolver estratégias de marketing digital, o funil de vendas é o processo que ajuda a conduzir o cliente do momento em que ele conhece sua marca até a oportunidade de venda.
Para te ajudar a entender melhor o que é funil de vendas, explicaremos quais são suas etapas e como ele pode ser estruturado. Confira!
Além de atrair o público-alvo, o funil de vendas auxilia as equipes de marketing a se planejar para desenvolver conteúdos cada vez mais direcionados e entender o que precisa ser modificado em sua estratégia. Portanto, o funil de vendas é o processo de acompanhamento do cliente em todas as etapas de venda.
Ele é dividido em 4 etapas: atração, conversão, relacionamento e venda. Em cada uma dessas fases são desenvolvidas estratégias específicas que irão responder as dúvidas de seus clientes e oferecer motivos para que eles comprem seus produtos ou contratem seus serviços.
A atração faz parte do topo do funil e por isso é a fase mais ampla, porque é neste momento que a empresa precisa adquirir visibilidade para atrair seu público-alvo. Por isso, são produzidos conteúdos menos específicos, mas sempre relacionados aos problemas e interesses da persona.
Isso é importante para incentivar que o leitor acesse seus canais de comunicação e tenha um primeiro contato com a marca. O objetivo nesse ponto é atrair uma grande audiência, já que o público não busca ainda um produto ou serviço específico.
Por isso, é essencial conhecer o perfil da persona para desenvolver conteúdos cada vez mais assertivos. Esse conteúdo deve ser divulgado pensando em estratégias de SEO em blogs e sites, além das redes sociais.
Na conversão (meio do funil) o leitor ainda não procura um produto específico, mas é nesse momento que a empresa deve procurar torná-lo um cliente em potencial (lead).
A estratégia é transformar os visitantes do blog em leads, ou seja, filtrar ainda mais as pessoas que têm conhecimento da sua empresa para se tornarem potenciais clientes.
Como já estão educadas sobre um assunto específico e apresentam dúvidas sobre isso, aqui você deve mostrar as soluções para seus problemas. Para isso, você pode oferecer um material gratuito para o visitante (e-book, vídeo-aula, etc.), o que irá incentivá-lo a oferecer um contato (e-mail, por exemplo) ao se cadastrar.
Para que o visitante se torne um cliente, ele deve te conhecer. Por isso, nessa fase você deve construir um relacionamento mais sólido para que eles tenham confiança e escolham sua empresa.
Esse processo é feito principalmente através de e-mails, onde você vai definir uma estratégia e uma frequência de envios para conduzir o potencial cliente para o estágio da venda. Você pode trabalhar no desenvolvimento de conteúdos mais elaborados, títulos que chamem atenção, além de entender quais são os horários que sua persona abre o e-mail, por exemplo.
Nesta etapa é fundamental também criar um sentimento de urgência no leitor, para que ele realmente considere seu produto ou serviço como a solução para seu problema.
O fundo do funil é a fase em que seu visitante está pronto para a compra, mas ainda está analisando outras possibilidades. Por isso, você deve apresentar motivos pelos quais os seus produtos e serviços são melhores.
Essa etapa é também importante para reter oportunidades e continuar desenvolvendo uma relação com o cliente. Ele deve sentir-se incentivado a procurar sua empresa sempre que precisar de uma solução para determinado problema que se encaixa no que você oferece.
É preciso entender que o funil de vendas não é um processo linear. Nele é possível retroceder ou avançar etapas, dependendo da necessidade da estratégia de Inbound Marketing.
Através do funil de vendas você consegue otimizar seu trabalho, conhece os pontos positivos e que devem ser melhorados de sua equipe, além de saber realmente se o planejamento está dando resultado.
Agora que você já sabe o que é funil de vendas, siga-nos nas redes socais e acompanhe outras dicas de marketing digital.
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