NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

3 dE novembro, 2016
relacionamento com prospects

Como criar um relacionamento com prospects para torná-los clientes

Saiba como planejar um ciclo de compras

Criar um relacionamento profícuo com sua base de prospects para convertê-los em clientes é uma tarefa difícil e que requer planejamento e persistência. Em média, apenas 20% dos visitantes iniciais do seu site ou blog assinam algum conteúdo para iniciar um relacionamento com sua empresa. No final da linha, se for muito bem sucedido, a taxa de conversão de visitante em cliente não chega a 10% do total que iniciou o contato. Por isso, é muito importante definir o ciclo de compras do cliente, com objetivo de entregar o conteúdo certo, na hora certa. Sem isso, você poderá apenas criar um monte de conteúdo e nada vai acontecer.

O cliclo de compras

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que o ciclo de compras mudou. Até poucos anos atrás, o cliente era bombardeado com publicidade de massa, que usava um canhão para acertar uma mosca. Quantos milhões uma montadora precisa gastar no Jornal Nacional, por exemplo, para vender algumas poucas unidades de carros? Com a internet, o processo de compra mudou. São os consumidores que controlam o que querem pesquisar, quando querem receber sua mensagem. E na primeira conversa você precisa estar pronto para convencê-lo a se manter em contato com você.

Os consumidores buscam informações na hora que bem entendem e esse processo de compra do cliente pode ser caótico ou linear. Na verdade, seus clientes não estão preocupados com seu processo de vendas. Para entregar o melhor conteúdo no momento certo, você precisa trabalhar com persistência e determinação. Se fizer isso, garanto que a recompensa vai ser muito boa.

Vamos começar?

Há uma série de atividades que podem ser seguidas para te ajudar a traçar um caminho, mesmo caótico, do seu potencial comprador. Se do lado do cliente você não consegue prever a que momento ele vai buscar o que você deseja mostrar a ele, se organize para garantir que seu funil de vendas está pronto para funcionar. Existem etapas que podem ser muito bem definidas e específicas, como no caso de empresa B2B, por exemplo. Cada fase vai ser definida pelo comportamento do consumidor.

Mapeie as personas:

O seu potencial cliente  pode chegar no seu site ou blog já bem informado sobre seu produto e estar à procura de um conteúdo específico sobre sua oferta. Mas pode também não saber nada e estar fazendo uma busca genérica sobre a solução que você pode oferecer. Por isso, a primeira coisa é entender o nível em que ele está:

– Fase 1: não conhece sua empresa e não sabe nada sobre o que você vende

– Etapa 2: já sabe alguma coisa sobre você

– Etapa 3: está interessado na nossa oferta de produto e/ou serviço

– Etapa 4: está comparando com outras soluções

– Etapa 5: está na fase final da pesquisa, querendo fechar negócio.

O cliente pode seguir esse caminho todo, pulando de fase em fase de forma linear, entrar no meio da jornada ou pular etapas.

Montagem do funil de vendas

Para facilitar a interlocução e para que você entregue exatamente o que ele busca, é possível montar um processo simples de funil de vendas , classificando seu público pela maturidade de compra dele:

– É um contato: aquele com quem você tem algum grau de relacionamento. Foi impactado pelo seu conteúdo e fez alguma ação para ter um relacionamento com sua empresa tipo baixar um conteúdo, assinar sua newsletter, preencher um formulário de contato, etc

– Leads: São aquelas pessoas que você classificou como tendo interesse em alguma solução que sua empresa oferece

– Leads Qualificados: quando a pessoa mostra algum interesse em comprar algo de você e tem algum poder de decisão para encaminhar ou fechar o negócio

– Oportunidades: quando pede uma proposta ou orçamento para contratação dos serviços

– Cliente: aqora o desafio é mantê-lo satisfeito, fidelizar e gerar novas oportunidades de vendas.

A segmentação do conteúdo

Como falei no começo deste post, o desafio é entregar o conteúdo certo, na hora certa. Foi para isso que traçamos o ciclo de compras da persona, a fim de classificá-la por interesse no estágio do funil e entregar o conteúdo útil, que responda à questão que ela está pesquisando.

A grade de conteúdo minimiza a possibilidade de você entregar o conteúdo errado e gerar uma rejeição. Isso pode ser perder de vez a chance de abrir uma oportunidade com seu prospecte. Por isso, vamos agora combinar os dois mapeamentos que fizemos acima: mapeamento das personas x funil de vendas.

Grade de segmentação de conteúdo com ciclo de compra

Característica

Ainda não conhece a empresa aindaJá teve primeiro contato com a marcaEstá interessado no que a empresa ofereceEstá considerando a compraFechou negócio

Classificação

visitanteleadLead qualificadoOportunidade

Cliente

FaseAprendizado e descobertaReconhecimento do problemaConsideração da soluçãoDecisão de compra

Fidelização

Tipo de Conteúdo

Post de blog sobre mercado, opções existentes, informações técnicas, etcEbooks, newsletter, conteúdos mais profundos sobre o tema de interesse, etcPost sobre seu produto, sua solução, vantagens competitivas, case de sucesso, etcDiagnóstico, versão de teste, consultoria, avaliação online, etc

Upgrades, pesquisa de satisfação, assistência pós-venda, newsletter sobre novidades, etc

Dicas sobre como preencher uma tabela que converte:

– Seu processo interno, a forma como você organiza seu ciclo de vendas, em nada tem a ver com a forma como seus clientes compram. Por isso, é importante estar pronto a qualquer momento para aquele cliente que pula etapas de, muitas vezes no impulso, quer uma proposta. É preciso ter consciência que muitas vezes apertar o passo é queimar uma oportunidade.

– A fase de aprendizado e descoberta é muito importante para doutrinar seu cliente e convencê-lo de que sua solução é a melhor. Muitas vezes o departamento comercial fica ansioso para pular o cliente. Mas, como ele ainda não está convencido do seu produto, isso de pode abrir uma porta para que ele considere outras opções de mercado. Quanto mais convencido ele tiver na fase de reconhecimento, mais chance tem de ele fechar a compra mais rapidamente.

– Conteúdos ricos como webinar, ebooks, planilhas e calculadoras ajudam seu cliente a se envolver mais com sua marca e aumenta as chances de fechar o negócio co sua empresa.

O post foi útil para o seu negócio? Deixe seu comentário e conte como você costuma se relacionar com seus prospects também!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017