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Tendências de conteúdo para 2017
Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!
A criação de conteúdo dentro das empresas vêm se tornando uma atividade cada vez mais desafiadora e essencial para todas as companhias, independentemente de tamanho, setor ou atividade. Produzir conteúdo próprio parece fácil e simples, mas é difícil e complexo. A cada dia são mais recursos, mais novidades e mais concorrência pela atenção dos leitores. Aqui, apresentamos as principais tendências do conteúdo para 2017, o que há de novo e o que continua a desafiar todos nós da comunicação.
A primeira regra básica continua a mais necessária e cada vez mais atual: tenha uma estratégia para começar a agir. Se você não sabe onde quer chegar, não sabe para onde ir. Parece incrível, mas aqui no iDIGO atendemos toda semana a empresas que nunca fizeram uma estratégia para seguir de fato, com ações, diretrizes, metas e acompanhamento de resultados. Muitas vezes, a estratégia é só aquilo que é apresentado nas reuniões de planejamento estratégico de fim de ano para garantir o orçamento para a área, mas depois fica esquecido. Ficar falando de produtos e campanhas sem antes definir a estratégia e a narrativa que vão permear toda a comunicação é marketing é erro básico, mas que muita gente boa comete.
Os vídeos estão se tornando a grande estrela do conteúdo. É caro e exige mais tempo para execução que um texto ou publicar uma foto, mas grande parte do público engaja ais em torno do vídeo do que simples palavras. Principalmente, mas não apenas o público mais jovem. Ver um vídeo é mais fácil do que ler um texto, analisar um infográfico ou só ouvir um conteúdo. Imagem, áudio e uma ampla lista de recursos aumentam muito as possibilidades de atração do vídeo.
E há muito espaço para vídeos simples, usando imagens animadas e narração, que muitas vezes dão conta de um conteúdo complexo e difícil de explicar. Apesar desse grande apelo, muitas empresas ainda só se preocupam em produzir algo em vídeo quando têm a intenção de ser viral ou produzir uma grande peça institucional, de centenas de reais. A resposta, na maioria das vezes, está no meio do caminho. Há espaço para o vídeo simples, mega produzido e de média execução. Se for bem feito e bem acabado, todas as técnicas podem ser válidas. O importante é não descartar essa plataforma. Pelo contrário, ela deve estar cada vez mais no dia a dia de conteúdo das empresas.
A internet é um espaço de recomendação, onde uma indicação de amigo vale mais que mil propagandas. Pois o mundo está cada vez mais assim. Quem assiste à série “Black Mirror”, na Netflix, já pode ter visto episódio em que só existe socialmente quem é bem avaliado e recomendado socialmente. O influenciador tem cada vez mais um papel relevante em nossa sociedade. E quem são os influenciadores do seu mercado? Quem fala ou escreve algo que seus prospects ou consumidores prestam atenção? Pode ser um blogueiro, um colunista, um site do setor, não importa, quem é da área de comunicação e marketing precisa conhecer que opinião importa para seus consumidores e clientes.
Por isso, pesquise, analise e veja os protagonistas do seu setor. Quem constrói e destrói reputação. Há ferramentas de monitoramento que podem descobrir os grandes influenciadores da sua marca. Podem construir ou ajudar a destruir sua reputação. Faça uma lista dos top 10, para mais e para menos, e preste atenção neles. Tenha uma estratégia de aproximação ou apenas de acompanhamento, mas não ignore quem pode influenciar na sua reputação.
Essa é outra questão importante de ser respondida. E o marketing e comunicação das marcas está sendo cada vez mais comunicar um propósito, firmar a identidade da sua empresa através de valores, premissas e compromissos. Por que você produz conteúdo? Quer comunicar o quê?
Hoje em dia vemos cada vez mais marcas se dando mal na internet e nas redes por amarrarem suas campanhas e mensagens como propósitos errados, politicamente incorretos ou conteúdo desconectados do propósito da marca. Se o que você diz está desvinculado do que sua empresa faz, melhor mudar a narrativa. Tem que entender o que está comunicando para que a soma de vários conteúdos ao longo tempo esteja transmitindo um valor e um discurso. Lembre-se que a comunicação e marketing da empresa estão a serviço da marca muito antes de trabalhar apenas focado em um serviço ou produto.
Passa ano e sai ano e muitas empresas ainda temem estar nas redes sociais, fingindo acreditar que essa moda vai passar. Não vai. Se você ainda não tem uma boa estratégia para as redes sociais, é hora de enfrentar de vez essa questão. Como eu disse há pouco, as pessoas são cada vez mais sociais (pelo menos virtualmente) e utilizam as redes para quase tudo, até para reclamar com as marcas, se informar sobre as notícias, encontrar pessoas e até falar com amigos.
Por isso, quem ainda não usa bem as redes sociais está desprezando uma mídia poderosa. Até bem pouco tempo atrás a informação que se tinha é que o Google não indexava os conteúdos das redes, principalmente do Facebook. Não é mais assim. Várias empresas especializadas em SEO (otimização de conteúdos) já constataram que o conteúdo das redes já está sendo usado pelo Google para classificar a relevância do que é publicado na internet. E cada vez tem mais redes para se trabalhar, segmentadas por nichos e por perfis de usuários.
A verdade é que o mundo digital está cada vez mais complexo, onde produzir conteúdo de qualidade é caro, trabalhoso e exige qualificação e conhecimento de ferramentas. Por enquanto, essas são algumas diretrizes para 2017, mas nas próximas semanas traremos mais novidades e insights para você. Quer saber mais, assina nossa newsletter ou fale conosco. Fazer conteúdo é a nossa praia!!
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