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17 dE janeiro, 2017

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio

A internet é um espaço que permite competição de empresas do mundo inteiro. Por isso, para se destacar, são necessárias práticas inovadoras, como o Growth Hacking. Essa é a expressão que descreve as técnicas disruptivas de crescimento acelerado, utilizadas por startups. Empresas como LinkedIn, AirBnB e Twitter utilizaram algumas dessas práticas e hoje são um sucesso.

Você sabe como funciona o Growth Hacking? Quer aplicá-lo ao seu negócio? Entenda essa prática e veja exemplos de empresas que a utilizaram.

Como funciona o Growth Hacking?

O Growth Hacking combina estratégias inovadoras de marketing à criatividade e ao embasamento em dados, que é obtido por meio de métricas e testes de comparação de variáveis A/B. Já o marketing costuma combinar: SEO, Inbound, técnicas de viralização e a ousadia dos empreendedores.

É dito que esse conceito é também uma forma de pensar. Portanto, conheça alguns dos fundamentos dessa filosofia a seguir.

Quais são os princípios do crescimento acelerado?

Viralização

A viralização, como o nome sugere, é o fenômeno em que uma ideia se espalha pela internet, como um vírus. Estratégias virais conseguem alcançar uma grande audiência em um espaço curto de tempo, utilizando poucos recursos.

A estratégia do AirBnb

Os empreendedores do AirBnb utilizaram um software simples para mapear usuários alugando casas no Craigslist, um serviço de anúncios gratuitos online. Após esse mapeamento, eles enviaram e-mails para os membros dessa rede, perguntando se queriam anunciar também no AirBnb. Esse movimento permitiu expandir rapidamente o número de usuários do site com um custo baixíssimo.

Gestão baseada em dados

Uma tática de Growth Hacking eficiente exige estudos estatísticos, testes de hipóteses e conhecimento aprofundado da experiência de seu usuário. Mudanças estruturais devem ser baseadas em dados objetivos, como métricas, noções de comportamento de consumo ou resultados de testes A/B.

Um dos segredos do sucesso do Twitter

Os engenheiros do Twitter perceberam que visitantes que seguiam cerca de 5 a 10 pessoas no primeiro dia de uso tinham maior propensão a voltar para a plataforma. A partir de então, começaram a sugerir que os novos membros fizessem isso no início da experiência e viram um aumento rápido do sucesso.

Search Engine Optimization (SEO)

Aparecer no topo de mecanismos de busca cria uma grande visibilidade para empresas. Afinal, pesquisas acadêmicas apontam que menos de 10% dos usuários passam da primeira página ao buscarem por algo no Google.

Isso pode ser alcançado por meio da prática planejada de marketing de conteúdo, uso de palavras-chave adequadas e diversas outras técnicas. Tais práticas são englobadas pelo Search Engine Optimization (SEO), um tema complexo e que exige estudo, posto que o Google sempre muda seu algoritmo.

Como o LinkedIn aumentou o número de seus usuários

O LinkedIn aumentou de 2 milhões para 200 milhões de usuários, quando decidiu tornar o perfil dos membros da rede públicos. Isso permitiu que as páginas dos perfis fossem indexadas aos mecanismos de busca. Atualmente, ao procurar pelo seu próprio nome, é provável que encontre a página do seu perfil entre os primeiros resultados.

Como se tornar um growth hacker?

O Growth Hacking exige a combinação dos fundamentos citados acima com aspectos únicos ao seu contexto de atuação. Portanto, conhecer e estudar o seu mercado, casos de sucesso e abordagens contemporâneas de marketing é o que garante ao empreendedor a criação da estratégia mais adequada de crescimento.

Para auxiliar nos seus estudos como growth hacker, sugerimos o site Growthhackers (em inglês), do autor Sean Ellis, criador do conceito. Há diversos casos de estudo de empresas, além dos já citados acima. Esperamos que seus estudos ajudem você a aplicar essa filosofia ao seu empreendimento e alavanquem seus resultados com o crescimento acelerado.

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