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Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups
Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio
A internet é um espaço que permite competição de empresas do mundo inteiro. Por isso, para se destacar, são necessárias práticas inovadoras, como o Growth Hacking. Essa é a expressão que descreve as técnicas disruptivas de crescimento acelerado, utilizadas por startups. Empresas como LinkedIn, AirBnB e Twitter utilizaram algumas dessas práticas e hoje são um sucesso.
Você sabe como funciona o Growth Hacking? Quer aplicá-lo ao seu negócio? Entenda essa prática e veja exemplos de empresas que a utilizaram.
O Growth Hacking combina estratégias inovadoras de marketing à criatividade e ao embasamento em dados, que é obtido por meio de métricas e testes de comparação de variáveis A/B. Já o marketing costuma combinar: SEO, Inbound, técnicas de viralização e a ousadia dos empreendedores.
É dito que esse conceito é também uma forma de pensar. Portanto, conheça alguns dos fundamentos dessa filosofia a seguir.
Viralização
A viralização, como o nome sugere, é o fenômeno em que uma ideia se espalha pela internet, como um vírus. Estratégias virais conseguem alcançar uma grande audiência em um espaço curto de tempo, utilizando poucos recursos.
A estratégia do AirBnb
Os empreendedores do AirBnb utilizaram um software simples para mapear usuários alugando casas no Craigslist, um serviço de anúncios gratuitos online. Após esse mapeamento, eles enviaram e-mails para os membros dessa rede, perguntando se queriam anunciar também no AirBnb. Esse movimento permitiu expandir rapidamente o número de usuários do site com um custo baixíssimo.
Gestão baseada em dados
Uma tática de Growth Hacking eficiente exige estudos estatísticos, testes de hipóteses e conhecimento aprofundado da experiência de seu usuário. Mudanças estruturais devem ser baseadas em dados objetivos, como métricas, noções de comportamento de consumo ou resultados de testes A/B.
Um dos segredos do sucesso do Twitter
Os engenheiros do Twitter perceberam que visitantes que seguiam cerca de 5 a 10 pessoas no primeiro dia de uso tinham maior propensão a voltar para a plataforma. A partir de então, começaram a sugerir que os novos membros fizessem isso no início da experiência e viram um aumento rápido do sucesso.
Aparecer no topo de mecanismos de busca cria uma grande visibilidade para empresas. Afinal, pesquisas acadêmicas apontam que menos de 10% dos usuários passam da primeira página ao buscarem por algo no Google.
Isso pode ser alcançado por meio da prática planejada de marketing de conteúdo, uso de palavras-chave adequadas e diversas outras técnicas. Tais práticas são englobadas pelo Search Engine Optimization (SEO), um tema complexo e que exige estudo, posto que o Google sempre muda seu algoritmo.
Como o LinkedIn aumentou o número de seus usuários
O LinkedIn aumentou de 2 milhões para 200 milhões de usuários, quando decidiu tornar o perfil dos membros da rede públicos. Isso permitiu que as páginas dos perfis fossem indexadas aos mecanismos de busca. Atualmente, ao procurar pelo seu próprio nome, é provável que encontre a página do seu perfil entre os primeiros resultados.
O Growth Hacking exige a combinação dos fundamentos citados acima com aspectos únicos ao seu contexto de atuação. Portanto, conhecer e estudar o seu mercado, casos de sucesso e abordagens contemporâneas de marketing é o que garante ao empreendedor a criação da estratégia mais adequada de crescimento.
Para auxiliar nos seus estudos como growth hacker, sugerimos o site Growthhackers (em inglês), do autor Sean Ellis, criador do conceito. Há diversos casos de estudo de empresas, além dos já citados acima. Esperamos que seus estudos ajudem você a aplicar essa filosofia ao seu empreendimento e alavanquem seus resultados com o crescimento acelerado.
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