NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

25 dE janeiro, 2017
hotsite petrobras

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas

No fim de 2016, o jornal Valor Econômico publicou uma edição especial sobre comunicação corporativa, abordando o tema sociedade digital: empresas ampliam conexão com sus diferentes públicos. O iDIGO está publicando uma série de posts neste blog  com as principais tendências, reflexões, cases  e conclusões apresentadas no debate, na edição do  Valor Econômico, restrita a assinantes.

A seguir, o segundo  post da série: “Comunicação corporativa”.

O uso do hotsite na comunicação corporativa

O site temático, ou hotsite, que pode ser permanente ou temporário, é uma importante ferramenta de comunicação corporativa para ajudar as empresas a informar ações específicas ou focar em  segmento de atuação.

A Petrobras, por exemplo, envolvida na maior crise de sua história, criou um site temático para comunicar o que vem fazendo para superar seus problemas. No site “Daqui pra Frente”, a empresa fala de forma clara com os públicos diretos da empresa e informa o que vem fazendo para combater a corrupção e fraudes.

No hotsite, aborda pontos como Lava-jato, novas medidas de gestão e governança, entre outros. O hotsite apresenta os conteúdos em  vídeos e textos curtos,

Os funcionários, a sociedade, os investidores  e a cadeia produtiva são os públicos fundamentais da estatal, para quem a empresa vem dirigindo esforços para resgatar a confiança

Para Ana Luísa Almeida, presidente do Reputation Institute Brasil  “a Petrobras vem usando uma boa linguagem e bons formatos, com uma linguagem direta”, avalia. Para ela, a estatal tem sido transparente e vem mostrando com clareza o que vem fazendo para superar a crise. “Na sociedade contemporânea, a comunicação é fundamental”afirma.

Os investidores são um dos principais alvos da comunicação.  Para o  professor de Marketing de educação executiva do Insper, Luiz Fernando Turatti, em entrevista ao jornal Valor Econômico,  esse é uma estratégia altamente acertada. Ele acredita  que, a médio prazo, a empresa deve se dirigir com ênfase aos consumidores e à sociedade em geral, mas nesse momento a comunicação da empresa tem que trabalhar muito para reconstruir sua reputação empresarial.

“Quando as pessoas falam da Petrobras, elas pensam, “nossa, mas é uma baita empresa, o que fizeram com ela?”. Por isso, é importante mostrar que está arrumando a casa e mostrar a cara”, observa Turatti.

A comunicação de um modo geral, segundo ele, deve se pautar por uma linha de diálogo institucional e por mais exposição dos executivos, tais como de seu presidente em encontros com a mídia. Para Turatti, o modelo antigo de campanhas tradicionais de massa são “fórmulas velhas e não funcionariam para resgatar a confiança”.

Essa narrativa nova que a empresa vem construindo, ao mesmo tempo que utiliza canais digitais para falar diretamente com seus públicos, vai ajudar a empresa a recuperar a confiança e recolocar sua imagem no terreno positivo tão logo os resultados da empresa comecem a melhorar de forma consistente, acredita o professor do Ibmec, Gilberto Braga.

O fato é que esse é mais um exemplo de que a comunicação, utilizando recursos e multiplataformas para dar transparência a boa gestão da companhia, consegue cria valor para as empresas. Em 2016, mesmo ainda no meio de novas questões e denúncias da Lava-Jato, a estatal mais que dobrou seu valor de mercado em relação à 2015.

O iDIGO é especialista no desenvolvimento de sites e hotsites para empresas que queiram estreitar seu relacionamento com os diversos públicos. Temos uma excelente metodologia em avaliar que tipo de site as empresas precisam e de forma podem estreitar e obter resultados para seus negócios através da comunicação.

Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas para entender quais as melhores ferramentas de marketing digital e comunicação corporativa para sua empresa.

[eBook grátis] Como aumentar vendas em tempos de crise: o que o marketing digital pode oferecer. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017