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MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas
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O processo de nutrição de vendas é composto por várias etapas. Cada uma busca auxiliar na construção de um relacionamento entre a empresa e os seus leads, potencializando as taxas de conversão. Cada parte da estratégia de marketing digital deve ser feita com atenção e cuidado, aumentando o retorno das abordagens utilizadas pelo negócio.
Nesse contexto, duas etapas importantes do funil de vendas são a MQL e a SQL. Mas como elas se relacionam? Veja no nosso post de hoje!
Sigla para Marketing Qualified Lead (algo que em português pode ser traduzido como Lead de Marketing Qualificado), a MQL é um dos estágios de um lead. Nesse momento, o lead já está em um estágio de educação avançado, conhecendo os seu problemas e o que será necessário para solucioná-los.
Nessa etapa, o lead já está pronta para falar diretamente com um consultor de vendas. O seu contato com os conteúdos de atração da companhia já terá ocorrido em vários momentos, criando uma relação de confiança com o negócio.
Em outras palavras, na MQL, o lead já pode ser vista como um cliente em potencial, pronta para ser abordada com o portfólio de soluções do negócio. Para que a estratégia de marketing tenha sucesso, a empresa deve observar a seu lead, identificando o seu comportamento e buscando estratégias que potencializem a capacidade de conversão do negócio. Nesse sentido, o segredo é adotar um processo de nutrição eficaz, que leve o conteúdo certo para a persona no melhor momento possível. Dessa forma, a MQL passará para o estágio seguinte do funil de vendas, a SQL.
Sigla para Sales Qualified Leads (ou Leads Qualificados de Vendas, em tradução direta), a SQL é o estágio em que o cliente em potencial já está pronto para adquirir um produto. Nesse ponto, ele buscará as melhores opções para os seus problemas. Diante disso, é crucial que a empresa consiga se reafirmar como a escolha de melhor custo x benefício para ele.
Em geral, o departamento de marketing é responsável por decidir quais são as MQLs que possuem a maior chance de se tornarem SQLs. Esses dados são então repassados para o time de vendas, que entrará em contato com o lead utilizando técnicas adequadas ao perfil do cliente em potencial.
A MQL e a SQL devem ser vistas como duas partes naturais do processo de vendas de uma empresa. Para que o seu sucesso seja potencializado, a companhia deve utilizar uma abordagem em que a tomada de decisão do lead seja feita de forma natural, sem que ela se sinta pressionada a fazer algo.
Diante disso, o contato do time de vendas deve ser feito de acordo com o perfil do lead e os seus problemas. Junto à equipe de marketing, profissionais da área podem encontrar possíveis soluções para o consumidor de acordo com as suas particularidades. Assim, no contato com os especialistas em vendas, o cliente em potencial compreenderá que o vendedor possui um desejo real de auxiliar a pessoa a resolver as suas dificuldades do dia a dia, tornando a conversão mais simples e ágil.
Agora que você já sabe as diferenças entre MQL e SQL, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá você saberá quais são as melhores técnicas de marketing em primeira mão, além de dicas para tornar as suas estratégias mais lucrativas!
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