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Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital
Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia
Você sabe com quem está falando? E quem está falando de você? Conhecer o seu público e entender a relação dele com a sua marca é fundamental para desenvolver ou redirecionar a sua estratégia de marketing digital. A netnografia é uma das ferramentas mais eficientes para responder a essas perguntas.
A etnografia tradicional é um campo da antropologia que estuda determinados grupos para analisar fenômenos sociais e suas naturezas. A coleta dados é normalmente feita através de entrevistas, observação e investigação. A netnografia é a análise de comportamento do usuário dentro do espaço virtual, buscando informações estrategicamente relevantes sobre influenciadores, consumidores e entusiastas de determinado assunto ou marca, desvendando que significados eles atribuem a determinados produtos e serviços.
Uma dos desafios da netnografia é decodificar as atividades dentro do ciberespaço, descobrindo os sentidos implícitos e característicos da interação humana inserida nas comunidades virtuais e, a partir daí, deduzir implicações lógicas para as decisões estratégicas. Através de uma análise bem direcionada, essas comunidades se tornam fontes valiosas de informação sobre o comportamento dos consumidores entre si e com produtos e marcas.
A netnografia vai dar a você todos os dados relevantes sobre a imagem e reputação da sua marca na internet. Uma análise netnográfica observa o comportamento do público e a percepção que ele tem sobre o tema – que pode ser uma pessoa, um produto, um serviço ou uma empresa. Através de publicações em redes sociais, blogs, sites e fóruns virtuais, é possível descobrir o perfil do usuário que se interessa pelo seu negócio, em quais canais ele está, como se comporta na internet, o que procura, se o conteúdo que publica é positivo ou negativo para a sua reputação e como ele influencia ou é influenciado por outros grupos que podem ser interessantes para o seu negócio.
O estudo das comunidades online se mostra mais eficaz que outros métodos de pesquisa porque os usuários não são direcionados a expressar certos desejos e necessidades. Isso é um processo espontâneo e ocorre dentro de espaços em que a participação é voluntária, com temáticas com as quais ele se identifica.
Com a análise em mãos, é possível criar buyer personas muito mais fiéis ao seu público-alvo e traçar estratégias de marketing mais embasadas, com base em dados e informações reais do que a sua marca representa na internet. É muito comum que as empresas que contratam esses serviços acabem redirecionando a estratégia devido aos insights que surgem no diagnóstico. Você pode melhorar algum problema de reputação não detectado antes, descobrir novos posicionamentos para pontos delicados, que exigem atenção, descartar abordagens que não surtem efeito – ou mesmo causam um efeito negativo – e dar ênfase nas características que o seu público mais valoriza no seu produto ou serviço.
Outro ponto interessante é a identificação dos chamados influenciadores, que são os canais mais relevantes para o seu público sobre determinado assunto. Podem ser blogs, perfis de grande relevância nas redes sociais, sites de referência ou até mesmo concorrentes. Você pode explorar o relacionamento com esses canais ou detectar oportunidades para o seu negócio baseadas no que eles oferecem – e no que ainda não oferecem.
Sua empresa já realizou uma netnografia? Compartilhe a sua experiência nos comentários!
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