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Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?
Como tornar o site da sua empresa user-friendly
Você já parou pra pensar no quanto a sua página, estrutural e funcionalmente, está contribuindo para aprimorar a experiência do usuário? A usabilidade do site é muito influente em termos de resultados: tanto a falta de conversões como a recorrência delas dentro do site podem estar relacionadas a isso.
O termo usabilidade vem ganhando força e não é para menos. Afinal, para que serve uma página rica em estética e pobre em funcionalidade? É como adquirir uma Ferrari sem o motor; é se encantar pela beleza e se decepcionar com o conteúdo — mais precisamente, com a falta dele.
Quando o consumidor acessa um site, decerto ele espera que a experiência durante a navegação seja não apenas satisfatória, mas incrível ao ponto de ser adicionado nos favoritos, receber novas visitas e ser recomendado à sua rede de contatos.
Como você já deve ter percebido, este post tem como objetivo abordar a importância da usabilidade em um site da web e de que modo determinados detalhes influenciam no seu desempenho.
Ficou interessado? Então, vamos prosseguir!
Caso ainda tenha dúvidas ou necessite de números que justifiquem tamanha importância da usabilidade, acompanhe as seguintes constatações apresentadas nos estudos: The State of Content: Rules of Engagement for 2016 e Expectations on the Rise, produzidos e divulgados pela Adobe.
Esses são apenas alguns exemplos de situações ligadas à experiência do usuário que, como demonstram os índices, influenciam diretamente no tráfego, nas interações e conversões dentro da página.
Em outras palavras: um site user-friendly (amigável ao usuário) tem muito mais a ganhar do que sites comuns, que acabam deixando transparecer, aos consumidores, mesmo que por engano, certo desprezo em oferecer o melhor a eles.
Vale lembrar que o design de um site não está estritamente ligado à estética e sim à funcionalidade.
Tomemos como referência este relatório, elaborado pela KoMarketing, cuja base é formada por enquetes respondidas por clientes B2B (business-to-business ou comércio entre empresas).
Nela é relatado que 44% dos participantes da enquete disseram já ter abandonado o site de um vendedor porque sentiram falta de informações básicas de contato. Além disso, 54% dos clientes consideram que a falta dessas informações reduz a credibilidade do site.
Em relação aos tipos de informações que os usuários mais querem ver ao acessar o site, destacam-se:
A conclusão desses indicadores é que a informação é essencial para transmitir credibilidade, confiança e enfatizar a boa reputação.
Isto é, o site que possui um design limpo e livre do excesso de informações desnecessárias, como: categorias, dados de redes sociais, páginas recomendadas, etc.
Muitas vezes, as inúmeras opções dentro de uma única página tornam a navegação mais confusa e distrativa, sem contar que ela torna o carregamento mais lento.
Por quantos caminhos o consumidor precisa percorrer até conseguir finalizar uma compra? O ideal é que efetuar uma compra não seja um encargo, pois a vantagem de comprar on-line é justamente a praticidade.
É fundamental que o processo seja facilitado, sobretudo para o visitante que já tem em mente o objetivo de comprar.
Da mesma forma, todas as páginas do site devem ser claras no sentido de simplificar a navegação, permitir que seja fácil encontrar o que se procura. Talvez esse seja um dos aspectos de usabilidade do site que mais influencia na taxa de conversão.
No mais, esperamos que todas as informações tenham colaborado para a otimização do seu site. Caso tenha dúvidas ou algo a acrescentar, deixe o seu comentário logo abaixo!
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