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Orçamento de marketing: como definir?
Saiba como investir em suas campanhas de comunicação
É vital que qualquer investimento realizado em marketing seja efetivo e, dessa forma, traga resultados positivos para a empresa. As estratégias sempre precisam ser planejadas antes de ativadas. Assim sendo, o orçamento de marketing, um dos principais pontos desse planejamento, deve ser elaborado de maneira cuidadosa.
A definição de um guia que direcione os custos empregados para a ativação e para a manutenção das estratégias depende de muitos fatores. Mas o que todos esses elementos têm em comum? Profunda análise, conhecimento do negócio como um todo e relacionamento com o público.
Pensando nisso, listamos alguns fatores que devem ser levados em conta ao definir um orçamento. Preste atenção!
O histórico de vendas facilita a criação de ações de marketing com estimativas de crescimento. Para isso, os dois setores — vendas e marketing — precisam estabelecer vias comunicativas claras e eficientes.
Conhecer o histórico também é uma boa prática para dimensionar as expectativas em torno de uma estratégia. Resultados positivos devem sempre ser o objetivo. Contudo, manter-se realista é fundamental para a saúde de qualquer negócio, ainda mais no atual cenário de retração econômica.
Além do relatório de vendas, analise o histórico de gastos em marketing da empresa. Ele vai pautar a construção do orçamento e, assim, o plano desse setor — elemento central para as vendas de um negócio.
Saber quem é o público-alvo garante, em parte, a eficiência de qualquer estratégia. O engajamento com o cliente somente é possível se as ações e os conteúdos elaborados se adequarem a determinado perfil.
Os elementos previstos pelo orçamento que integram uma ação de marketing devem ser baseados no conhecimento do público. Caso contrário, a empresa certamente vai desperdiçar dinheiro, tempo e dedicação.
As estratégias precisam ser personalizadas de acordo com as necessidades e interesses do cliente. Estudar o seu perfil é vital para a construção de um orçamento de marketing.
Estar por dentro das tendências do mercado em relação às ações de marketing ajuda o planejamento estratégico, além do próprio orçamento desse setor. Consultar outras empresas, de variados tamanhos e segmentos, contribui para construir e dimensionar qualquer tipo de posicionamento.
Caso seja possível, compartilhe o seu plano e orçamento de marketing com colegas empreendedores de outros negócios. Dessa forma, é possível obter o olhar de alguém de fora e com experiências que podem agregar à gestão do seu próprio negócio.
Estratégias nem sempre seguem à risca os elementos a partir dos quais foram preestabelecidas. Ao implementar uma ação, a cobertura de gastos extras talvez seja necessária. Além disso, boas oportunidades podem aparecer ao longo da trajetória.
No momento de estabelecer o orçamento de marketing, procure reservar uma parte para adaptações estratégicas e possíveis gastos instantâneos. Dessa forma, o plano de marketing possui maior flexibilidade e suporte para a sua implementação.
Seguir de perto as ações e, consequentemente, os seus gastos permite antecipar imprevistos que podem ocorrer ao longo das atividades. Além disso, o acompanhamento serve para a atualização do histórico — o que fomenta, no futuro, a elaboração de um novo orçamento de gastos.
Essa atitude é fundamental para criar metodologias e processos bem definidos de trabalho para que todos os envolvidos saibam os planos de ação para cada situação específica do mercado.
E a sua empresa? Como ela elabora seu orçamento de marketing? Conta pra gente nos comentários.
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