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Alinhe as equipes de vendas e marketing em 5 passos
Sincronia entre áreas aumenta em 67% as chances de conclusão de novos negócios
Vendas e marketing são setores que dificilmente se associam de maneira satisfatória. No entanto, dados da HubSpot apontam que as organizações que possuem esses times firmemente alinhados apresentam uma retenção de clientes 36% mais elevada. Além disso, a sinergia entre essas áreas gera um impacto de crescimento na receita até três vezes maior do que o habitual. E quando funcionam em sincronia, as empresas aumentam em 67% a probabilidade de fechar negócios.
Para alcançar esses resultados, algumas etapas devem ser seguidas. Saiba que passos são esses a seguir:
Os setores de vendas e marketing não precisam agir de modo independente e podem ter um esforço voltado para a mesma persona, por exemplo. Afinal de contas, os dois times têm o mesmo foco, que é a atração e a satisfação do cliente. É necessário que ambos os setores se comuniquem e reconheçam o valor de cada um quanto à geração de lucros para a corporação.
Para que ocorra realmente um alinhamento entre os dois setores, deve haver uma troca de conhecimento constante entre eles, buscando sempre uma aprendizagem mútua. Para isso, reuniões semanais com o intuito de promover um intercâmbio de informações relevantes para esses campos é essencial. Cada setor deve saber o que o outro faz.
Se existir um acordo determinado entre os setores — também conhecido como Service Level Agreement (SLA) —, ficarão bem nítidas as tarefas e os prazos de entrega que cada um deve assumir. Isso não só aumentará o entendimento e a união entre os times mas também promoverá um aumento dos resultados, pois cada um terá seu papel bem definido.
É preciso ter em mente, tanto no setor de vendas quanto no de marketing, que os objetivos devem ser estabelecidos e precisos. Isso é fundamental para saber se os leads gerados pelo marketing estão correspondendo aos resultados esperados pelo departamento de vendas. Por isso, para se ter um bom alinhamento entre as partes, é essencial mostrar os retornos alcançados também em números.
Para se ter um bom resultado, é importante haver uma integração entre os softwares usados pela empresa e avaliar sempre as respostas e os interesses de cada cliente para sempre oferecer o conteúdo pelo qual ele se interessa. Por isso, é essencial ter um mesmo software confiável, para avaliar o cliente desde o seu primeiro contato com a empresa.
O alinhamento entre as funções de vendas e marketing depende bastante de uma grande mudança de mentalidade da empresa. Se ela não perceber a importância disso e repassá-la para seus funcionários, reeducando-os, não vai adiantar investir em treinamentos e reuniões. Portanto, a mudança deve começar na cultura para depois ser repassada aos setores com sucesso.
Vale lembrar que todo esse esforço tem a sua recompensa: as empresas que conseguiram alinhar marketing e vendas geraram 208% a mais de receita a partir do marketing, segundo a HubSpot.
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