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Aprenda a fidelizar clientes com essas 4 dicas
Saiba como manter o relacionamento com a sua base de clientes
Tão importante quanto conquistar clientes é pensar em formas de mantê-los conectados ao seu negócio. Esse é um processo conhecido como fidelização,um procedimento fundamental em qualquer tipo de estratégia de marketing, principalmente no segmento B2B. A seguir, listamos 4 dicas eficazes para fidelizar clientes.
Seja qual for a área de atuação da sua empresa, é sempre importante ouvir o que os clientes têm a dizer sobre o negócio. Crie um canal e procure ter uma forma organizada para receber feedbacks de maneira eficiente.
Trabalhar com pesquisas periódicas de satisfação é uma das estratégias mais usadas para suprir essa necessidade, assim como a adoção de ferramentas que analisem tudo o que as pessoas dizem a respeito do seu empreendimento no ambiente on-line, principalmente nas redes sociais. Planos de visitas e eventos dirigidos também costumam trazer bons resultados neste sentido.
Para garantir maior eficiência no levantamento de informações, assim como na elaboração de padrões e métricas para dimensionar as ações de fidelização, as práticas de CRM serão úteis.
Com um banco de dados personalizável e ferramenta de Business Intelligence, é possível acompanhar de forma mais focada o comportamento das empresas — o que permite, naturalmente, uma análise mais profunda. Os dados obtidos podem ser utilizados para otimizar todo o processo de vendas, garantindo a fidelização do cliente.
Além de ficar atento a novas oportunidades de negócios, encare também a necessidade de manter os clientes que a sua empresa já conquistou. Fidelizar esses clientes custa menos do que conquistar outros.
Conhecendo o seu cliente de maneira adequada, você pode oferecer a ele outros produtos e serviços que não tenham sido contratados inicialmente. É mais provável que ele feche o negócio com uma empresa que já conhece e confia que com a concorrência.
O que vai garantir a lealdade do cliente à sua empresa é uma comunicação eficiente no pós-venda. Isso pode ser realizado a partir de uma boa política de relacionamento. Em um momento de grande competição no mercado, com concorrentes bem preparados e clientes exigentes, é necessário ter precisão para identificar as necessidades do seu cliente e retê-lo.
Através de uma política de pós-venda, você pode mapear o grau de satisfação do cliente e garantir que todo o processo esteja atendendo às suas necessidades. Assim, em caso de problemas, a sua empresa pode alterar a estratégia adotada.
Para garantir que clientes sigam satisfeitos com os serviços prestados por sua empresa, é fundamental que ela esteja apta a identificar os seus anseios e oferecer algo mais, fazendo com que esse cliente não tenha motivos para procurar por serviços da concorrência.
Agora que você aprendeu a fidelizar os seus clientes com nossas dicas, queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.
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