Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade
Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio
O passo a passo para encontrar o influenciador ideal
Encontrar o influenciador digital certo para sua marca é um desafio porque apesar de ser um tipo de mídia acessível, é difícil identificar, entre milhares de pessoas que se dizem influenciadores, aqueles que realmente têm chances de trazer resultados. Nesse post, vamos compartilhar algumas dicas que podem ajuda-lo na hora de montar sua seleção de nomes de possíveis influenciadores digitais para seu negócio.
Não é uma questão pessoal, não é fazer a lista daqueles perfis que você gosta de seguir ou acha que publica os conteúdos mais interessantes. Para ter resultados, seu influenciador tem que ter uma audiência de possíveis consumidores do que você tem a oferecer. Muitas vezes você pode não ter simpatia por ele, mas se seu público gosta, ele pode trazer resultados efetivos para seu negócio
É preciso ter cuidado ao associar sua marca a alguém que não tem responsabilidade sobre o que posta. Muitas vezes o influenciador fala sobre qualidades e características de mercado que tem a ver com seu negócio, mas ele assume posições políticas que podem contrariar seu público. Um comentário preconceituoso ou uma posição política extrema pode atrair antipatias e parecer que sua marca defende essa posição ou ideia. Todo cuidado é pouco. Analise bem os conteúdos postados e veja se há algum risco.
Como já mencionamos, quem precisa gostar do influenciador contratado é seu consumidor. Por isso, pesquise antes quem agrada, quem seu público segue, que personalidade ou perfil faz sucesso entre seu público-alvo.
Aqui, vale a máxima de quem fala com todo mundo não fala com ninguém. Celebridades com públicos imensos normalmente vão cobrar muito caro e seus posts acabam sendo um tiro de canhão. Então, na maioria das vezes se você não tem uma marca muito conhecida ou internacional para colar nesse influenciador, mais vale escolher um micro (até 10 mil seguidores) ou médio (entre 10 mil e 100 mil seguidores) do que escolher um macro influenciador (entre 100 mil e 1 milhão) ou mega-influencaidores (acima de 1 milhão). O público é menor, mas se ele tiver um alto grau de engajamento, pode trazer um bom resultado a um custo mais acessível.
Engajamento é o envolvimento que os seguidores têm com os influenciadores. Observe quantas pessoas curtem, comentam, repostam e compartilham os posts de seu candidato a influenciador. De nada adianta ter muitos seguidores se eles não estão engajados com o perfil e, consequentemente, prestarão pouca atenção no que eles falam. Uma boa ferramenta para avaliar seu influenciador é esse site gratuito: www.influency.co. Lá é possível não só encontrar influenciadores, como medir o grau de engajamento e relevância que eles têm.
Nem só de notícias fakes vive a internet. Há muitos perfis comprando seguidores fakes nas redes sociais. Observe quem são os seguidores, se encontrar muitas crianças, nomes árabes, turcos, vietnamitas, etc, e o grau de engajamento for baixo, desconfie. Há ferramentas que vendem seguidores fakes, que na verdade são robôs que clicam e inflam a página. Há também ferramentas que vendem curtidas nos posts e páginas.
Por isso, um dos indicadores mais importantes é número de comentários e compartilhamentos.
É muito importante fazer contrato com os influenciadores. Não precisa ser um contrato feito por advogados, com muitas cláusulas e burocracia. O importante é não ficar na informalidade porque essa é a forma mais fácil de mal entendidos. Um contrato simples, em que fique explícito o que o influenciador deve fazer, qual a contrapartida da empresa e como deve ser o post, que tipo de característica deve ter, se é post, stories, live, etc. Dessa forma, se reduz o ruído e a chance de não entendimento de nenhuma das partes.
As redes sociais fornecem estatísticas que permitem analisar os resultados dos posts e stories. Dessa forma, acerte com o influenciador que ele compartilhe com sua empresa o resultado das postagens. Assim será possível analisar e comparar os influenciadores para ver quem vale a pena ser mantido, qual foi o retorno daquela contratação.
Podemos ajudar você a encontrar o influenciador mais adequado para sua marca. Entre em contato que teremos prazer em conversar com você.
Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio
O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...
3 dE julho, 2018Google Adwords: 4 razões para investir já!
Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...
22 dE novembro, 2017Por que a sua empresa precisa de um site institucional?
Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...
7 dE novembro, 2017E-mail marketing: ainda vale a pena investir?
A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...
17 dE outubro, 20175 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer
Atualize a sua estratégia de redes! ...
31 dE agosto, 2017TOP 10: Ferramentas de SEO grátis
As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...
9 dE agosto, 2017Estratégia digital: o que você precisa para começar?
Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...
19 dE julho, 2017Como receber os leads de links patrocinados no seu site
Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...
13 dE julho, 2017A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais
Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...
22 dE junho, 2017Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso
Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...
6 dE junho, 2017Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas
Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...
30 dE maio, 2017Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!
Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...
23 dE maio, 2017Orçamento de marketing: como definir?
Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...
17 dE maio, 2017Como fazer um pitch que desperte a atenção?
Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...
9 dE maio, 2017Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!
Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...
3 dE maio, 2017Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital
Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...
25 dE abril, 2017Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!
O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...
18 dE abril, 2017SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais
Como otimizar o atendimento aos seus clientes...
13 dE abril, 2017Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?
Como tornar o site da sua empresa user-friendly...
6 dE abril, 2017MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas
Segmente seu público para obter melhores resultados!...
28 dE março, 2017Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...
24 dE março, 2017Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?
Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...
21 dE março, 2017Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer
Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...
14 dE março, 2017Como usar o design do site para atrair mais clientes
Confira as dicas para criar um site com design vendedor...
7 dE março, 2017Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing
Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...
1 dE março, 2017Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital
Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...
16 dE fevereiro, 2017Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes
Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...
14 dE fevereiro, 2017Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?
Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...
8 dE fevereiro, 2017CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!
Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...
7 dE fevereiro, 2017Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários
Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...
1 dE fevereiro, 2017