Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade
Como montar sua estratégia de marketing de conteúdo
Técnica pode produzir resultados muito duradouros no curto e no médio prazo
Construir canais de conteúdo relevantes para clientes e consumidores é um desafio constante para quem produz conteúdo. Por onde começar? Como criar conteúdos que sejam interessantes? Como fazer com que os canais institucionais caiam no gosto dos clientes e entrem na lista dos preferidos dos nossos visitantes?
O primeiro ponto é ter em mente que o assunto para alimentar um site ou um blog não surge da pauta dos jornais nem nas redes sociais do dia. O tema do momento pode até servir de gancho e ajudar a turbinar seu conteúdo, mas se não houver estratégia, linha editorial, linguagem e objetivos bem definidos, você vai ficar ao sabor do vento. Vai ser dinheiro jogado no lixo.
A primeira palavra que deve nortear o desenho e alimentação de qualquer canal de conteúdo é estratégia. A segunda é planejamento. Por isso, é fundamental definir uma estratégia de marketing de conteúdo que envolva todas as etapas do trabalho, garanta uma grade de conteúdo e construa um público relevante e fiel.
Para montar uma estratégia de marketing de conteúdo, o primeiro passo é levantar uma série de dados que trarão informações sobre para quem, o que, como e quando escrever.
Não se esqueça de que seu cliente é o ponto central para sua estratégia de conteúdo. Entendê-lo é, em última instância , conhecer quem vai ler o que você escreve. Essa é uma tarefa crucial para qualquer estratégia de conteúdo dar certo. Para isso, liste uma série de perguntas que precisam ser respondidas:
Depois de respondê-las, você já tem material suficiente para saber para onde seu conteúdo deve ir. O próximo passo é tentar amarrar uma estratégia central que norteie toda a comunicação.
A partir daí, escolher os temas e estabelecer uma rotina de trabalho já não fica tão difícil. Mas não é só escrever. Depois de escrito, é preciso distribuir esse conteúdo, ativar, engajar e fidelizar seu público. Se você trabalha com diferentes conteúdos em diferentes canais, uma plataforma de automação para ajustar a ação e garantir sua eficácia ajuda muito. Se você precisar de ajuda para isso, fale conosco.
Já sabendo quais são os objetivos e a estratégia, a próxima tarefa é a escolha dos assuntos. Eles podem envolver educação , entretenimento e informação sobre o negócio. A meta não é fazer publicidade, mas, sim, atrair pessoas, convertê-las em admiradoras da marca e torná-las clientes.
Lembre-se de que o conteúdo vai ajudar a empresa a construir sua imagem: se é uma empresa preocupada com seus clientes, se tem responsabilidade social, se é inovadora etc. Você é o que você escreve.
Ser um canal de serviços que tenha a ver como o que a empresa oferece, por exemplo, é uma boa prática. Os consumidores apreciam informações que sejam úteis no seu dia a dia. Há inúmeras possibilidades de escolhas e um bom planejamento estratégico pode ser bem útil nesse sentido.
Outra dica é escolher um tema por mês e trabalhar em torno dele. Isso aumenta a relevância dos seus conteúdos, principalmente no ranqueamento de buscadores. Quanto mais o Google acha que você entende de um assunto, mais relevância ele atribui a esse conteúdo. O Google têm robôs que varrem os sites e blogs na busca da melhor resposta para seus visitantes.
Para saber para quem escrever e a linguagem correta a ser utilizada, uma boa técnica é criar personas para sua empresa. Personas são pessoas fictícias que representem o perfil dos seus clientes. É para elas que seu conteúdo deverá ser escrito.
Pense nos assuntos que interessam a elas, suas sub-divisões e desdobramentos. Passe a criar seus tópicos e escolher seus temas como se elas fossem consumi-los.
Para que essas personas ajudem no dia a dia, você pode dar nome, cargo, sexo, idade, profissão etc. a cada uma delas. Isso tornará esse personagem “real”e ajudará a pensar se seu conteúdo está gerando interesse para ela. Personas são amigos imaginários que realmente nos socorrem nas horas de dúvidas sobre o que e como escrever. Eles vão tornar o seu conteúdo melhor.
Com essas informações, já é possível programar os novos conteúdos e traçar um cronograma editorial do que deverá ser feito. Planeje o que será produzido, com que frequência, como será ativado e quais são os resultados esperados.
Outra grande tarefa é avaliar os conteúdos existentes e já publicados. Lembre-se de que no Google a data de publicação não é relevante. O que importa é se as informações publicadas são boas, se estão atualizadas e se são úteis para seus leitores.
Este exercício não só irá ajudá-lo a identificar as lacunas em seu conteúdo que precisam ser preenchidas, , como também ajudará a avaliar se os conteúdos antigos precisam de alguma correção. O Google não perdoa conteúdos velhos e com erros. Mantê-los desatualizados dentro de posts ou textos em geral pode custar muitas posições nas buscas. Veja se as informações estão corretas ou se há links quebrados .
Por último, avalie seus resultados. As métricas são grandes aliadas dos criadores e administradores de conteúdo. Nos sites, uma boa prática é analisar o Google Analytics, ver quais páginas estão sendo mais acessadas, quais são mais vistas, o que gera mais rejeição e quais são os conteúdos top em acessos.
Nas redes sociais, é possível verificar quais foram os tópicos mais lidos e comentados, que tipo de conteúdo agradou (textos, fotos, vídeos, infos etc.), qual perfil da audiência, os hábitos de consumo, horários e dia que foram lidos etc.
Se seu canal produz conteúdos com objetivos de vendas, é possível analisar o que gerou conversão de leitores em leads e que tipo de público seus conteúdos estão conseguindo atrair para sua empresa.
Revisitar a estratégia de tempos em tempos é fundamental para garantir que o plano de ação tenha aderência, verificar se produção e administração do conteúdo estão atingindo as metas e se os resultados traçados estão sendo alcançados.
Após essa análise, ajuste a estratégia e trace seus novos objetivos. Não se esqueça de que é preciso tempo para ver os resultados chegando. Marketing de conteúdo é uma técnica de resultados a médio e longo prazos. Se não é imediato, por outro lado, uma vez conquistado seu espaço na construção de canais relevantes, a manutenção traz resultados muito mais duradouros e consistentes do que estratégias de curto prazo, muitas vezes atingida com canais mais custosos para a empresa.
Sua vez:
Deixe-nos os seus pensamentos e perguntas na seção de comentários abaixo. Estamos ansiosos para ouvir de você.
Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio
O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...
3 dE julho, 2018Google Adwords: 4 razões para investir já!
Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...
22 dE novembro, 2017Por que a sua empresa precisa de um site institucional?
Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...
7 dE novembro, 2017E-mail marketing: ainda vale a pena investir?
A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...
17 dE outubro, 20175 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer
Atualize a sua estratégia de redes! ...
31 dE agosto, 2017TOP 10: Ferramentas de SEO grátis
As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...
9 dE agosto, 2017Estratégia digital: o que você precisa para começar?
Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...
19 dE julho, 2017Como receber os leads de links patrocinados no seu site
Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...
13 dE julho, 2017A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais
Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...
22 dE junho, 2017Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso
Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...
6 dE junho, 2017Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas
Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...
30 dE maio, 2017Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!
Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...
23 dE maio, 2017Orçamento de marketing: como definir?
Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...
17 dE maio, 2017Como fazer um pitch que desperte a atenção?
Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...
9 dE maio, 2017Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!
Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...
3 dE maio, 2017Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital
Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...
25 dE abril, 2017Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!
O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...
18 dE abril, 2017SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais
Como otimizar o atendimento aos seus clientes...
13 dE abril, 2017Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?
Como tornar o site da sua empresa user-friendly...
6 dE abril, 2017MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas
Segmente seu público para obter melhores resultados!...
28 dE março, 2017Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...
24 dE março, 2017Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?
Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...
21 dE março, 2017Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer
Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...
14 dE março, 2017Como usar o design do site para atrair mais clientes
Confira as dicas para criar um site com design vendedor...
7 dE março, 2017Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing
Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...
1 dE março, 2017Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital
Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...
16 dE fevereiro, 2017Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes
Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...
14 dE fevereiro, 2017Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?
Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...
8 dE fevereiro, 2017CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!
Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...
7 dE fevereiro, 2017Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários
Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...
1 dE fevereiro, 2017