NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

4 dE abril, 2016
conteúdo

Como o marketing de conteúdo pode melhorar a comunicação com o cliente

Público-alvo, linguagem e qualidade do conteúdo são determinantes para o sucesso das ações

Marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes para divulgar a sua marca, ganhar relevância e atrair novos clientes. Mas além de avaliar, estudar e planejar o que dizer, é preciso ter um cuidado especial à forma como o seu conteúdo vai chegar ao seu público-alvo. Seu conteúdo pode ser pertinente e útil, mas se a linguagem escolhida não for adequada para o leitor, boa parte do seu esforço vai acabar se perdendo.

Identifique o público

É impossível descobrir como falar se você ainda não sabe para quem falar. Antes de traçar qualquer estratégia, você deve entender quem é o seu público, que tipo de leitor se interessaria pelo seu conteúdo ou pela sua marca. Observar características como o grau de instrução, a área de atuação, a faixa etária e os temas de interesse vai ajudar a descobrir se ele já está familiarizado com termos técnicos e se prefere uma linguagem mais formal ou mais coloquial, por exemplo.

Outra variável importante para este tópico é entender a plataforma em que seu conteúdo será publicado. Redes sociais podem dar liberdade para uma linguagem menos formal, ou exigir que a mensagem seja mais curta e assertiva que a de um post em um blog ou um comunicado no seu site institucional.

Conteúdo x forma

A linguagem e o conteúdo que você utilizar precisam ser sempre compatíveis. Usar um discurso mais formal ou redigir seu texto com uma cadência didática quando o conteúdo não traz nada de relevante é desperdiçar o tempo e o interesse do leitor. Da mesma forma, informações úteis podem perder o valor quando são transmitidas com uma redação desleixada.

Não desperdice a atenção e o interesse do seu público entregando conteúdos rasos e prolixos. Estude, procure boas referências e atinja o leitor com algo que vai ajuda-lo a solucionar seus problemas – escrito de maneira clara, atrativa, mas que não subestime os seus conhecimentos.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

Não diga que é útil, seja

Na ânsia de fechar um negócio ou criar uma imagem de empresa confiável, algumas marcas usam o marketing de conteúdo de forma equivocada, desconsiderando os desejos e necessidades do cliente e focando apenas nas próprias competências. Os posts são apenas sobre os seus valores, os seus produtos, os benefícios que a sua empresa oferece. É uma abordagem ineficiente, porque não resolve o problema do seu leitor.

Utilize o marketing de conteúdo com inteligência, ofereça materiais ricos que ajudem o leitor a compreender as próprias necessidades e mostrem que a sua empresa de fato domina aquelas técnicas. Tornar a sua empresa uma autoridade no assunto dará mais confiança para que seu cliente procure os seus serviços do que apenas dizer que eles são bons.

Quer saber mais sobre estratégias de marketing de conteúdo? Assine a nossa newsletter, continue acompanhando o blog ou entre em contato.

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017