Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade
A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos
Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa
A comunicação das empresas está passando por uma mudança radical. A grande ressonância de opiniões nas mídias digitais está mudando o jeito das empresas de se posicionarem e se relacionarem com seus consumidores, que agora possuem à disposição as redes sociais, canais as redes sociais poderosos para divulgar suas opiniões a respeito de qualquer marca ou produto, sem passar por nenhum crivo ou edição prévia dos profissionais de mídia. Esse cenário está provocando grandes mudanças na área de comunicação das empresas , tanto na forma de se comunicar internamente com seus dirigentes como para traçar suas estratégias de comunicação externa, que agora precisam dialogar de forma distintas com diferentes públicos.
No fim de 2016, o jornal Valor Econômico reuniu profissionais de comunicação de grandes empresas para discutir o tema. Nas próximas semanas , o iDIGO vai produzir uma série de posts aqui no blog com as principais tendências, reflexões, cases e conclusões apresentadas no debate, que foram publicadas na edição especial “Comunicação Corporativa” do jornal Valor Econômico, restrita a assinantes.
A seguir, o primeiro post da série: “Comunicação corporativa”, produzido pelo iDIGO com base na edição especial do Valor.
Uma associação inédita de fatores vem movimentando o mundo da comunicação corporativa: a força das mídias sociais e o imenso volume de informações que se multiplica diariamente em todo o planeta. Esse novo cenário cria um ambiente de desafios permanentes para os profissionais que cuidam da reputação das organizações.
No Brasil, a questão é ainda mais complexa: é preciso também lidar com a fragilidade econômica e política do país e com temas como polarização de opiniões, corrupção, crise, entre outros.
Nesse ambiente, a comunicação cria novas dimensões. Além de ser responsável pelo engajamento dos diversos públicos e pela gestão da imagem, a área de comunicação corporativa tem agora a missão de ajudar a conduzir a direção estratégica da organização, preparando caminhos e contribuindo para que as empresas estejam em sintonia com as demandas do mundo contemporâneo.
Isso pressupõe uma importante mudança no perfil do comunicador. “O papel não é mais funcional, é de pensamento, exercido em uma perspectiva de grupo, a partir de conversas com o alto comando da companhia”, declara ao jornal Valor Econômico o professor Paulo Nassar, da Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo (USP) e diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
A sociedade digital exige uma comunicação com rápido poder de decisão. “É preciso ter o entendimento de que essas demandas estão dentro de um processo de mudança cultural e que a comunicação é vital nesse processo”, diz Nassar, da Aberje.
A reputação das empresas e a capacidade de resposta a qualquer dano à sua imagem, principalmente com a rapidez de propagação de eventos nas redes sociais, passaram a ser preocupação número um de todas as empresas. É preciso entender o que está acontecendo na nova sociedade digital para responder e agir de forma estratégica e, ao mesmo tempo, pontual.
Segundo estudos da consultoria Eisner Amper, realizado ao longo de 2015, os riscos de reputação já tomaram a frente das principais preocupações das empresas (com 74%) , que antes eram cybersegurança (61%), riscos regulatórios de compliance (53%) e riscos de produto (34%).
As mudanças sociais e o que se desenha como tendência para o futuro têm sido o fio condutor dos principais debates e pesquisas internacionais sobre a comunicação corporativa. Estudos da Consultoria americana Ocean Tomo mostram que os componentes intangíveis, como a reputação, representam hoje 84% do valor de mercado das empresas listadas na Bolsa de Nova York – há 40% anos representavam 17%.
A sociedade está cada vez mais conectada e os hábitos de consumo e comportamento vêm passando por profundas transformações. É um mundo dividido: de um lado, gerações mais maduras que são um mercado fundamental para as empresas, e de outro as novas gerações. os estudos revelam que a geração “Millenials” (jovens nascidos a partir da década de 80) está redefinindo hábitos de consumo, o conceito de cidadania e as relações de trabalho. Como a comunicação consegue atuar construindo pontes entre mundos divididos?
O grande desafio para a área de comunicação é como se fazer ouvir dentro dos conselhos e alto comando das empresas para que entendam e atuem nesse novo cenário. No Brasil, vemos empresas com grandes dificuldades de se posicionarem em temas polêmicos como, por exemplo, questões de corrupção.
Muitas delas estão fechando o diálogo e preferindo se virar de costas para seus mercados. Esse é o caso, por exemplo, de algumas empresas envolvidas na Lava-jato. Mas há casos de tentativa de manter diálogo e mudar a imagem em cenário adverso, como é o caso de Odebrecht e Queiroz Galvão, que vêm mostrando em suas páginas projetos nas áreas ambientais, artísticas, educacionais, esportivas e sociais – além de valorizar sua equipe profissional.
Não negam o problema com a Justiça e procuram esclarecer o internauta de forma objetiva e não menos cautelosa.
Na mão inversa, há casos como a Embraer que usou outra tática para lidar com o público quando viu seu nome ser envolvido em casos de propinas e corrupção no exterior. Mesmo em meio à situação adversa, postou informações estratégicas sobre a empresa nas redes sociais, mantendo o público digital em diálogo com a empresa.
Segundo o diretor de comunicação corporativa da Embraer, Saulo Passos, “o caso vem sendo reportado ao mercado nos balanços e nos canais de investimento da companhia. Atuamos com responsabilidade e informamos aos nossos clientes, que focam em informações sobre produtos, quando informados ficam seguros e adotam um viés racional e objetivo, buscando dados sobre custos e performance”.
O real desafio é preparar as empresas para estar inseridas nesse novo cenário digital, onde o público tem acessos diretos a informações e facilidade em manifestar opiniões a todo momento sobre as empresas. Não é uma tarefa simples, principalmente em um mundo tão policiado, onde qualquer questão sofre policiamentos do chamado “politicamente correto”.
A nova sociedade digital exige das empresas uma nova forma de planejamento digital, com análise da reputação digital da empresa, desenho da estratégia e plano tático de ação. O iDIGO tem grande experiência em trabalhar com as empresas na criação e gestão de presença na nova sociedade digital. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas para auxiliá-lo nessa nova era digital.
Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio
O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...
3 dE julho, 2018Google Adwords: 4 razões para investir já!
Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...
22 dE novembro, 2017Por que a sua empresa precisa de um site institucional?
Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...
7 dE novembro, 2017E-mail marketing: ainda vale a pena investir?
A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...
17 dE outubro, 20175 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer
Atualize a sua estratégia de redes! ...
31 dE agosto, 2017TOP 10: Ferramentas de SEO grátis
As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...
9 dE agosto, 2017Estratégia digital: o que você precisa para começar?
Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...
19 dE julho, 2017Como receber os leads de links patrocinados no seu site
Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...
13 dE julho, 2017A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais
Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...
22 dE junho, 2017Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso
Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...
6 dE junho, 2017Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas
Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...
30 dE maio, 2017Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!
Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...
23 dE maio, 2017Orçamento de marketing: como definir?
Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...
17 dE maio, 2017Como fazer um pitch que desperte a atenção?
Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...
9 dE maio, 2017Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!
Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...
3 dE maio, 2017Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital
Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...
25 dE abril, 2017Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!
O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...
18 dE abril, 2017SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais
Como otimizar o atendimento aos seus clientes...
13 dE abril, 2017Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?
Como tornar o site da sua empresa user-friendly...
6 dE abril, 2017MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas
Segmente seu público para obter melhores resultados!...
28 dE março, 2017Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...
24 dE março, 2017Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?
Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...
21 dE março, 2017Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer
Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...
14 dE março, 2017Como usar o design do site para atrair mais clientes
Confira as dicas para criar um site com design vendedor...
7 dE março, 2017Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing
Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...
1 dE março, 2017Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital
Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...
16 dE fevereiro, 2017Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes
Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...
14 dE fevereiro, 2017Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?
Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...
8 dE fevereiro, 2017CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!
Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...
7 dE fevereiro, 2017Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários
Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...
1 dE fevereiro, 2017