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Gestão de Marketing para engenharia: conheça estas 4 dicas
Aprenda a aplicar a técnica e a precisão da engenharia à sua estratégia de comunicação
Mesmo sendo um pensamento equivocado, há gestores da área de engenharia que acreditam que ferramentas de marketing servem para mascarar os serviços que não são prestados da forma correta. Essa é uma visão completamente falha, que não percebe os ganhos tangíveis e intangíveis que uma boa gestão de marketing pode trazer para uma organização.
Conheça, a seguir, algumas práticas de marketing que podem ajudar a valorizar uma empresa no setor de engenharia:
O ramo da engenharia possui diversos segmentos. Qual é a especificidade da sua empresa frente as outras? A definição dos produtos é um passo básico pois ela serve como base para a montagem de toda as estratégias de comunicação, além de ajudar a fixar a imagem da organização na área em que ela mais tem experiência de atendimento.
É muito mais vantajoso valorizar o portfólio que uma empresa tem na construção de residências, por exemplo, do que se apresentar de forma muito generalista mas não ter expertise para efetivar grandes obras como a construção de viadutos. Isso faz com que se perca espaço de mercado para quem mostra foco institucional.
Os canais de comunicação não devem ser usados apenas para atendimento, mas como uma ferramenta de diálogo, que funciona como uma via de mão dupla. É por meio deles que se alcança o público esperado (definido com base nos serviços oferecidos), não apenas efetivando as vendas mas também recebendo feedbacks, descobrindo quais são as dúvidas mais recorrentes dos clientes, dando visibilidade aos produtos, entre outros.
Cada meio de comunicação deve ser utilizado pensando nas suas potencialidades. Um exemplo: se a empresa de engenharia tem uma fanpage no Facebook, ela pode usar os dados fornecidos pela plataforma para verificar se está atingindo os públicos que gostaria. Se não, as estratégias de comunicação devem ser revistas.
Não adianta ter uma empresa que oferece serviços finais ótimos se a equipe de atendimento trabalha extremamente desmotivada e não estabelece uma relação bacana com os clientes. Nem fazer belos projetos a um preço acessível se os profissionais não tratam os consumidores com respeito e gentileza.
Toda a equipe precisa estar envolvida em fazer bem o trabalho para que a imagem que pretende contratar os serviços de uma empresa de engenharia seja compatível com a identidade que ela presente projetar. A manutenção da reputação deve estar sempre no cerne das estratégias de marketing da organização.
O marketing digital têm ganhado cada vez mais espaço nas estratégias para divulgar empresas e estabelecer relacionamento com os consumidores. Uma empresa de engenharia pode, por exemplo, divulgar imagens de “antes e depois” de seus projetos para dar visibilidade aos seus trabalhos. Vídeos mostrando os processos de construção também pode ser muito interessantes para consumidores e profissionais da área, por exemplo.
Produzir conteúdos para redes sociais e blogs dando dicas e respondendo dúvidas dos consumidores ajuda a fazer com a empresa se estabeleça como uma autoridade no assunto e se torne uma marca de referência na cabeça de possíveis futuros clientes. Por isso, a produção de conteúdo exerce uma função muito importante na fase de captação de clientes.
Viu como a gestão de marketing e a engenharia podem (e devem!) andar juntos para que se consiga obter os melhores resultados? Se tiver qualquer dúvida sobre como essa parceria funciona, deixe um comentário aqui no post!
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