NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

14 dE julho, 2016
marketing para engenharia

Gestão de Marketing para engenharia: conheça estas 4 dicas

Aprenda a aplicar a técnica e a precisão da engenharia à sua estratégia de comunicação


Mesmo sendo um pensamento equivocado, há gestores da área de engenharia que acreditam que ferramentas de marketing servem para mascarar os serviços que não são prestados da forma correta. Essa é uma visão completamente falha, que não percebe os ganhos tangíveis e intangíveis que uma boa gestão de marketing pode trazer para uma organização.

Conheça, a seguir, algumas práticas de marketing que podem ajudar a valorizar uma empresa no setor de engenharia:

Defina claramente os serviços oferecidos

O ramo da engenharia possui diversos segmentos. Qual é a especificidade da sua empresa frente as outras? A definição dos produtos é um passo básico pois ela serve como base para a montagem de toda as estratégias de comunicação, além de ajudar a fixar a imagem da organização na área em que ela mais tem experiência de atendimento.

É muito mais vantajoso valorizar o portfólio que uma empresa tem na construção de residências, por exemplo, do que se apresentar de forma muito generalista mas não ter expertise para efetivar grandes obras como a construção de viadutos. Isso faz com que se perca espaço de mercado para quem mostra foco institucional.

Utilize bem os canais de comunicação

Os canais de comunicação não devem ser usados apenas para atendimento, mas como uma ferramenta de diálogo, que funciona como uma via de mão dupla. É por meio deles que se alcança o público esperado (definido com base nos serviços oferecidos), não apenas efetivando as vendas mas também recebendo feedbacks, descobrindo quais são as dúvidas mais recorrentes dos clientes, dando visibilidade aos produtos, entre outros.

Cada meio de comunicação deve ser utilizado pensando nas suas potencialidades. Um exemplo: se a empresa de engenharia tem uma fanpage no Facebook, ela pode usar os dados fornecidos pela plataforma para verificar se está atingindo os públicos que gostaria. Se não, as estratégias de comunicação devem ser revistas.

Procure engajar toda a equipe na gestão de marketing

Não adianta ter uma empresa que oferece serviços finais ótimos se a equipe de atendimento trabalha extremamente desmotivada e não estabelece uma relação bacana com os clientes. Nem fazer belos projetos a um preço acessível se os profissionais não tratam os consumidores com respeito e gentileza.

Toda a equipe precisa estar envolvida em fazer bem o trabalho para que a imagem que pretende contratar os serviços de uma empresa de engenharia seja compatível com a identidade que ela presente projetar. A manutenção da reputação deve estar sempre no cerne das estratégias de marketing da organização.

Produza conteúdo sobre o seu serviço

O marketing digital têm ganhado cada vez mais espaço nas estratégias para divulgar empresas e estabelecer relacionamento com os consumidores. Uma empresa de engenharia pode, por exemplo, divulgar imagens de “antes e depois” de seus projetos para dar visibilidade aos seus trabalhos. Vídeos mostrando os processos de construção também pode ser muito interessantes para consumidores e profissionais da área, por exemplo.

Produzir conteúdos para redes sociais e blogs dando dicas e respondendo dúvidas dos consumidores ajuda a fazer com a empresa se estabeleça como uma autoridade no assunto e se torne uma marca de referência na cabeça de possíveis futuros clientes. Por isso, a produção de conteúdo exerce uma função muito importante na fase de captação de clientes.

Viu como a gestão de marketing e a engenharia podem (e devem!) andar juntos para que se consiga obter os melhores resultados? Se tiver qualquer dúvida sobre como essa parceria funciona, deixe um comentário aqui no post!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017