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Mídias sociais e empresas de engenharia: 7 dicas essenciais
Aprenda a melhorar o engajamento das suas redes
As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, uma vez que ultrapassaram os limites do desktop para chegarem às mãos do público por meio dos tablets e dos smartphones. Elas também deixaram de ser um espaço exclusivo para relacionamentos pessoais e se transformaram em uma plataforma para o marketing digital.
Segundo pesquisa de 2015 da consultoria Deloitte, de 302 empresas brasileiras de diversos segmentos e portes econômicos, 70% delas utilizam as mídias sociais como ferramenta de marketing digital e, principalmente, de relacionamento com o público. As empresas multinacionais representam 16% dos participantes da pesquisa.
Outra pesquisa divulgada pela comScore, mostrou que os brasileiros gastam, em média, 650 horas por mês usando as mídias sociais, uma média 60% maior do que a dos demais países.
Para que você consiga usufruir dos benefícios das mídias sociais, listamos algumas dicas essenciais, da construção dos seus canais até a produção de conteúdo e engajamento. Confira:
Cada tipo de mídia social tem uma finalidade, expõe um tipo de conteúdo e, assim, possui um público específico. Por exemplo: o YouTube é apenas para divulgação de vídeos, enquanto o Flickr é focado em fotografias.
Descubra onde o seu público está e invista em materiais que gerem mais visibilidade nas mídias escolhidas. Uma dica é explorar o Facebook porque atualmente é a rede social mais popular e tem funcionalidades específicas para empresas ou profissionais autônomos.
A mesma imagem que o seu público enxerga off-line deve ser mantida on-line. É preciso que haja identificação com a sua empresa.
Mantenha também a linguagem e os padrões da sua empresa. Não é porque as mídias sociais são taxadas como joviais e descontraídas que você deve seguir essa linha se a sua empresa for conservadora, madura e formal.
Tenha objetivos bem definidos e metas com prazos estabelecidos. No planejamento, contemple também uma análise do mercado nas redes sociais, bem como o comportamento de possíveis concorrentes.
Não se esqueça: os concorrentes das redes sociais podem ser diferentes daqueles de busca orgânica do Google, que também são diferentes daqueles do mundo off-line.
As mídias sociais exigem tempo e dedicação. As pessoas estão conectadas quase 24 horas por dia em busca de informações e novidades. Quanto mais conteúdo você produz, maiores serão as chances de ser visto e atrair novos seguidores e fãs.
Crie um cronograma com os temas e conteúdos que serão produzidos em cada dia da semana. A frequência e o volume de produção vão depender da capacidade da sua equipe.
Segundo a comScore, publicações com fotos e vídeos têm maior volume no Facebook, representando 68% das postagens na rede. Isso porque as empresas perceberam que esse tipo de post gera mais engajamento do público, cerca de 83% do total. A inserção de perguntas nas mensagens dos posts também mostrou taxa de engajamento significativa (20%), o que representa mais de 210 mil ações no Facebook.
Com o estímulo ao engajamento, é normal e muito positivo que aumentem os comentários e as mensagens privadas. Não deixe o seu público sem resposta. Tenha uma linguagem definida para sua empresa e realmente auxilie quando o usuário estiver com um problema.
Muita exposição também chama a atenção para críticas. Esteja preparado e tenha planos de açãobem definidos de como agir nesses momentos.
Agora você sabe como as empresas de engenharia podem usar as redes sociais da melhor forma. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe um comentário!
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