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29 dE abril, 2016
site mobile

Mobile First: porque o celular é peça fundamental na sua estratégia de negócios

Entenda a importância de planejar o seu website considerando a navegação em dispositivos móveis

Se você navega na internet prestando atenção em design, já deve ter percebido que alguns sites apresentam menu retrátil, aquele que “aparece” quando se passa o mouse em cima (normalmente representado por três tracinhos na lateral da home). Este é um exemplo de recurso importado dos celulares. Além de tornar o site mais simples e elegante, faz com que sites sejam facilmente visualizados no mobile, pois é um menu conciso e facilmente navegável em smartphones.

O motivo dessa preocupação é óbvio: se você não tem um site adaptável às telas dos celulares, provavelmente está perdendo oportunidades de negócio ou, no mínimo, deixando escapar muitas chances de se conectar com seu cliente ou visitante. E essa é a missão número um de qualquer site, não é mesmo?

O Google já constatou que hoje o acesso via mobile é mais popular que por qualquer outra plataforma. Em função disso, já fez adaptações nos seus algoritmos e resolveu priorizar na sua busca os sites com boas versões mobile. O Google tem obsessão em dar ao seu usuário a melhor experiência possível porque descobriu que navegações fáceis ajudam a manter o usuário por mais tempo na página, o que significa vender mais e visualizar mais seus anúncios.

Com a sua empresa não é diferente. Na dúvida, siga o que o Google faz porque ele gasta milhões de dólares descobrindo o que o internauta prefere e como ganhar dinheiro com isso. No ano passado, por exemplo, suas pesquisas com usuário brasileiro descobriram que houve aumento de 112% no volume de acesso via mobile, com crescimento de 74% nas taxas de conversão em transações pela internet. A pesquisa mostrou que quase 80% dos internautas obtém pelo celular informações acerca do produto que estão prestes a comprar, inclusive quando estão na loja física. Enquanto estão falando dentro da loja, pesquisam no telefone.

Outro dado importante é o uso de múltiplos dispositivos sequencialmente, e até simultaneamente, durante o dia. Quantas vezes estamos no computador navegando no celular ao mesmo tempo? Ou na frente da TV enquanto olhamos as redes sociais? Por isso, mobile first é uma tendência e uma prática irreversível.

Mas apenas incluir o celular no seu business plan não é suficiente. É preciso que a equipe de design o coloque como prioridade. É comum a equipe pensar primeiro no site para uma grande tela, criar um layout lindo, arquitetura robusta, submenus enriquecidos, etc, para depois pensar em como adaptar tudo isso para o celular. Na maioria das vezes, não funciona bem. É um tal de corta conteúdo aqui e ali para caber em tela menor que a experiência acaba ficando pobre e capenga.

Cada device tem suas características e funcionalidades próprias, que são utilizadas pelo internauta em função do momento. Navegar em frente a uma mesa é completamente diferente de acessar a internet de dentro de um carro, no meio do trânsito ou andando pela rua. Coisas que funcionam muito bem num desktop podem proporcionar uma péssima experiência no celular. É preciso pensar os elementos e funcionalidades em diferentes acessos, cuja aparição varie de acordo com as condições do usuário.

Para entender como isso acontece no seu website, basta olhar as estatísticas de acesso para e analisar as informações que ajudarão a melhorar a experiência do seu visitante. Uma dos dados disponíveis no Google Analytics é o tipo de device utilizado, assim como local de acesso, sistema operacional, browser, taxa de rejeição, etc.

Conhecer seu usuário pode ajudar muito a tornar seu site uma poderosa arma de venda, branding e relacionamento com seu cliente.

Mas o mundo ideal muitas vezes fica num planeta distante. Se seu site não foi pensado desta forma, a primeira coisa é checar se ele se adapta a telas móveis. Para isso, existe um teste de compatibilidade do Google que permite que você coloque sua URL e veja como seu site aparece.

Se ele estiver mal planejado, é possível aproveitar o site atual e criar uma versão mobile. Isso pode ser feito de forma rápida e com investimento relativamente baixo, se comparado ao investimento para redesenho e desenvolvimento integral de uma nova versão.

Se precisar de ajuda, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para tornar seu site uma poderosa ferramenta para a sua empresa.

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