NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

6 dE abril, 2017
usabilidade

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly

Você já parou pra pensar no quanto a sua página, estrutural e funcionalmente, está contribuindo para aprimorar a experiência do usuário? A usabilidade do site é muito influente em termos de resultados: tanto a falta de conversões como a recorrência delas dentro do site podem estar relacionadas a isso.

O termo usabilidade vem ganhando força e não é para menos. Afinal, para que serve uma página rica em estética e pobre em funcionalidade? É como adquirir uma Ferrari sem o motor; é se encantar pela beleza e se decepcionar com o conteúdo — mais precisamente, com a falta dele.

Quando o consumidor acessa um site, decerto ele espera que a experiência durante a navegação seja não apenas satisfatória, mas incrível ao ponto de ser adicionado nos favoritos, receber novas visitas e ser recomendado à sua rede de contatos.

Como você já deve ter percebido, este post tem como objetivo abordar a importância da usabilidade em um site da web e de que modo determinados detalhes influenciam no seu desempenho.

Ficou interessado? Então, vamos prosseguir!

Qual a relevância da usabilidade do site em números?

Caso ainda tenha dúvidas ou necessite de números que justifiquem tamanha importância da usabilidade, acompanhe as seguintes constatações apresentadas nos estudos: The State of Content: Rules of Engagement for 2016 e Expectations on the Rise, produzidos e divulgados pela Adobe.

  • 54% dos consumidores consideram importantes certos aspectos e elementos, como: design, layout e fotografias;
  • dentro de um curto espaço de tempo para consumo, 66% deles preferem acessar um conteúdo com design notável que algo simples e minimalista;
  • nos casos em que o conteúdo não é exibido adequadamente na tela do dispositivo, as chances do usuário abandonar o site é de aproximadamente 80%;
  • 39% dos seus visitantes fecharão a página se ela demorar muito para carregar — o mesmo vale para as falhas no carregamento de imagens.

Esses são apenas alguns exemplos de situações ligadas à experiência do usuário que, como demonstram os índices, influenciam diretamente no tráfego, nas interações e conversões dentro da página.

Em outras palavras: um site user-friendly (amigável ao usuário) tem muito mais a ganhar do que sites comuns, que acabam deixando transparecer, aos consumidores, mesmo que por engano, certo desprezo em oferecer o melhor a eles.

Vale lembrar que o design de um site não está estritamente ligado à estética e sim à funcionalidade.

O que caracteriza um site user-friendly?

1. Informações

Tomemos como referência este relatório, elaborado pela KoMarketing, cuja base é formada por enquetes respondidas por clientes B2B (business-to-business ou comércio entre empresas).

Nela é relatado que 44% dos participantes da enquete disseram já ter abandonado o site de um vendedor porque sentiram falta de informações básicas de contato. Além disso, 54% dos clientes consideram que a falta dessas informações reduz a credibilidade do site.

Em relação aos tipos de informações que os usuários mais querem ver ao acessar o site, destacam-se:

  • produtos e serviços (86%);
  • dados para contato (64%);
  • informações sobre a empresa (52%);
  • depoimentos (27%).

A conclusão desses indicadores é que a informação é essencial para transmitir credibilidade, confiança e enfatizar a boa reputação.

2. Design clean

Isto é, o site que possui um design limpo e livre do excesso de informações desnecessárias, como: categorias, dados de redes sociais, páginas recomendadas, etc.

Muitas vezes, as inúmeras opções dentro de uma única página tornam a navegação mais confusa e distrativa, sem contar que ela torna o carregamento mais lento.

3. Complexidade de navegação

Por quantos caminhos o consumidor precisa percorrer até conseguir finalizar uma compra? O ideal é que efetuar uma compra não seja um encargo, pois a vantagem de comprar on-line é justamente a praticidade.

É fundamental que o processo seja facilitado, sobretudo para o visitante que já tem em mente o objetivo de comprar.

Da mesma forma, todas as páginas do site devem ser claras no sentido de simplificar a navegação, permitir que seja fácil encontrar o que se procura. Talvez esse seja um dos aspectos de usabilidade do site que mais influencia na taxa de conversão.

No mais, esperamos que todas as informações tenham colaborado para a otimização do seu site. Caso tenha dúvidas ou algo a acrescentar, deixe o seu comentário logo abaixo!

[eBook grátis] Como aumentar vendas em tempos de crise: o que o marketing digital pode oferecer. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017